Por Elionardo Souza em 25 de agosto de 2017

O Facebook está ficando para trás?

Apesar de ainda ser a maior rede social do mundo, com 2 bilhões de participantes ativos mensalmente, o Facebook tem perdido uma parcela significativa de usuários. Os jovens do mundo estão preferindo o Instagram e o Snapchat, redes sociais relativamente mais atuais que possuem uma comunicação que se aproxima mais dos jovens, usando conteúdo visual.

(Imagem: Reprodução/Internet)

(Imagem: Reprodução/Internet)

Nove em cada dez adolescentes norte-americanos dizem ter o Instagram como rede social favorita. Alguns até relatam estarem excluindo suas contas do Facebook por falta de uso. O estudo foi feito pela Piper JaffreyEm 2014, 94% dos jovens possuíam uma conta no Facebook. No início de 2017, esse número caiu para 88%.

Uma das principais causas pode ser a busca por “privacidade”. Com a presença mais constante dos pais e familiares no Facebook, os jovens procuram redes sociais com uma base de contatos mais restrita.

Imagem 02

Além disso, existe a questão do comportamento em busca de aceitação. Pelo menos nos EUA, a maioria dos jovens tem buscado redes sociais como Instagram e Snapchat não só para fugir dos pais, mas principalmente porque todos os seus amigos estão lá.

É interessante notar que, diferente do Facebook, essas novas redes sociais não foram adaptadas para uma versão móvel – elas já nasceram móveis – e essa é uma característica significativa dessa geração.

Com isso, vemos as marcas cada vez mais empenhadas em produzir conteúdo para essas novas plataformas e ferramentas, como ações e posts patrocinados no Storie, por exemplo.

Campanha da Ford no Stories do Instagram (Imagem: Reprodução/Internet)

Campanha da Ford no Stories do Instagram (Imagem: Reprodução/Internet)

Mas, para o Facebook, isso ainda não é motivo para preocupação. Além do atual desinteresse dos jovens não ser generalizado, a rede social continua crescendo em volume de usuários e negócios, e mesmo que o público jovem não reaja tão bem por estes números, ainda estará tudo bem, pelo menos por enquanto…

Fonte.

Deixe um comentário

Publicidade