Por Felipe Ferreira em 6 de setembro de 2017

Nova tecnologia permite realizar compras por reconhecimento facial

A Ant Financial, uma das subsidiárias do Grupo Alibaba, desenvolveu uma tecnologia capaz de inovar a forma de realizarmos compras. Isso porque ela está testando um serviço chamado “Smile To Pay” (sorria para pagar, em português), que permite ao usuário autorizar o pagamento de uma compra via reconhecimento facial.

O sistema utiliza câmeras 3D que trabalham em conjunto um algoritmo de análise biométrica, responsável por detectar sombras e outros traços no rosto da pessoa a fim de identificar o consumidor. Entretanto, é preciso que este consumidor esteja cadastrado no Aliplay, plataforma de pagamentos do Alibaba, e que o reconhecimento facial tenha sido habilitado.

Sobre possíveis fraudes, a empresa defende que o algoritmo consegue descobrir se quem está na frente da câmera realmente é uma pessoa, evitando o uso de vídeos e imagens para confundir o sistema de cobrança. Além disso, o cliente precisa digitar o número de telefone antes de confirmar a compra.

A tecnologia está sendo testada em uma filial da rede de Fast Food KFC, na cidade chinesa de Hangzhou. O vídeo abaixo detalha melhor o seu funcionamento.

Fonte 

Deixe um comentário

Publicidade