Por Israel Lemos em 9 de outubro de 2017

Todo cliente é uma oportunidade

Não existe profissional que lide apenas com clientes simpáticos, sinceros, bem-educados e flexíveis. Em algum momento você vai se relacionar com gente xarope, que acha ser um “design” gráfico, quer preencher os espaços em branco e aumentar a “logomarca”.

(Imagem: Reprodução/Incrivel.club)

(Imagem: Reprodução/Incrivel.club)

Cito o designer gráfico porque é um dos que mais sofre com isso, mas serve para qualquer setor da comunicação.

Mas independente do quão massiva seja a situação, a atenção e o cuidado que você precisa ter nesses casos é tão grande quanto com bons clientes. Sabem aquelas tarefas do seu curso em que é preciso apontar prós e contras? Geralmente, o termo “oportunidade” aparece tanto em situações positivas quanto negativas, não é verdade?

Pois bem, quando temos um problema a ser resolvido, ainda que o cliente seja razoável e nem parta para o ~textão~, surpreendê-lo pode ser a chave para um grande case de sucesso. Vou ilustrar para vocês com uma situação real.

Em agosto desse ano, a Arezzo foi uma empresa que teve exatamente essa postura visionária de valorizar o público consumidor, tratando-o como realmente deve ser. Afinal, o que seria das marcas sem seus consumidores?

 

(Imagem: Reprodução/Facebook)

(Imagem: Reprodução/Facebook)

Conforme diz na publicação, a situação foi a seguinte: a cliente Maria do Carmo Vorcaro é cadeirante e, por isso, tem dificuldades para encontrar calçados. Ao ver um tênis com zíper na internet, achou que seria um produto prático para sua situação e, então, o comprou. Quando o recebeu, viu que o zíper era apenas um adereço e teve que devolvê-lo, explicando à empresa qual o problema. A Arezzo – ao contrário de muitas outras que vemos por aí – não só aceitou a devolução, como também adaptou e personalizou o calçado para a utilização da cliente, além de enviar um recado bem carinhoso. Até o nome dela veio na palmilha, olha a importância que os profissionais deram para um único caso!

E o resultado não podia ser diferente: no Facebook, a publicação da filha da cliente rendeu 277 mil reações, 47 mil compartilhamentos e 23 mil comentários.

Para quem tem certa dificuldade de entender o significado de uma venda, a última frase do post a resume: “Parabéns Arezzo, gostava dos sapatos, agora gosto da marca”.

Então, na hora de atender, planejar, pesquisar, criar, reclamar ou – simplesmente – comunicar, lembre-se que as oportunidades vão aparecer, mas cabe a você transformá-la em resultados positivos.

(Imagem: Reprodução/Gerador de memes)

(Imagem: Reprodução/Gerador de memes)


Deixe um comentário

Publicidade