Por Israel Lemos em 23 de outubro de 2017

Fiat usa meme como referência em ação

A maneira como as marcas têm se comunicado com seus públicos está em constante evolução, principalmente se tratando de conteúdo e canal, graças ao leque de oportunidades que as mídias sociais proporcionam. Diversas situações surgem e acabam virando cases de sucesso, mas se a empresa não estiver atenta ao que acontece ao seu redor, fica impraticável se destacar no meio do buzz – ou de tanta informação irrelevante. Atualmente, uma forma clássica de chamar a atenção é utilizando memes para se comunicar com seu público, mas a Fiat não parou por aí e deu um exemplo de como aproveitá-los.

fui tapeado

(Imagem: Reprodução/Facebook)

Conhecido por seu ótimo custo-benefício, o Fiat Uno é o carro mais utilizado por empresas prestadoras de serviços e é, provavelmente, o carro com o maior número de memes do Brasil. Um deles é o fato de quando é colocada uma escada em cima do carro, o Uno fica mais veloz – e se tiver adesivo de firma então, ganha mais 50 cilindradas –, baseado no princípio de que os prestadores de serviço têm prazos e, por isso, estão sempre com pressa. A partir daí, a marca resolveu abraçar o meme para viralizar e emitir a mensagem destinada ao seu público.

A ideia da Fiat foi fazer uma corrida entre Unos com escada em cima para divulgar o nome do novo veículo da marca, como você confere no teaser a seguir, publicado na última terça-feira:

Como era do conhecimento deles que o Uno com escada é uma piada do senso comum da web, fizeram um material que buscasse esse público, mas, que ao mesmo tempo, não deixasse os demais de fora. E o resultado da corrida – e o nome do novo carro – foi divulgado na sexta-feira (20). Confira abaixo:

Somados, teaser e filme renderam mais de 3 milhões de visualizações, 80 mil reações e cerca de 40 mil compartilhamentos em menos de 1 semana.

A própria Fiat ainda fez questão de entrar em contato com a página de sucesso Uno Memes (com seus mais de 215 mil seguidores) pedindo a divulgação desses materiais, obtendo um alcance de mais 87 mil pessoas, segundo seu idealizador em entrevista à Adnews. Isso mostra tanto o interesse da empresa quanto a sua atenção às formas de chegar até o público.

Qual a sua avaliação sobre a ação e os filmes? Os memes vão dominar o mundo: sim ou com certeza? Deixe sua opinião aí pra nós!

memes everywhere

Deixe um comentário

Publicidade