Por Fernando Magnus em 25 de outubro de 2017

Otimizando a utilização do Instagram Stories para empresas

Depois de implementar a função “Stories”, travando uma verdadeira batalha contra o aplicativo Snapchat, o Instagram tem investido frequentemente em novos recursos a fim de atrair novos usuários.

Recentemente, o aplicativo lançou duas grandes novidades nesta função. A primeira delas é a opção de enquete em que o usuário pode escrever uma pergunta, escolhendo as  opções de resposta, conferindo a quantidade de votos e acompanhando os resultados em tempo real. Além disto, a função Stories ganhou recentemente diversos stickers com gírias e memes. São cerca de 25 novas figurinhas com destaque para “Miga sua louca”, “Lacrou e “Crush”.

O aplicativo ainda tem aberto espaço cada vez maior para que as empresas possam utilizar esta funcionalidade e, assim, alavancar seus negócios. Estima-se que a rede social seja utilizada mensalmente por, pelo menos, 800 milhões de usuários, portanto, é um público bastante expressivo para quem quer divulgar ou comercializar produtos e serviços.

Ainda há quem não veja atrativos na utilização deste recurso como estratégia comercial. Porém, ações bastante simples podem apresentar grandes resultados se aplicadas da forma correta. Já pensou em utilizar a função Stories para criar uma “oferta relâmpago”? Um ótimo exemplo é divulgar uma promoção que será finalizada em 24 horas (tempo em que o anúncio ficará em exposição no Stories). A ação poderá atrair clientes até sua empresa, gerar tráfegos para o site ou mesmo abrir diálogo entre marca e clientes por meio do serviço de direct.

Por ser bastante dinâmica, a função Stories torna a relação entre empresa e público um tanto informal. É possível aumentar o engajamento com o público mostrando o dia a dia da empresa, publicando vídeos de atendimento aos atuais clientes ou mesmo apresentando a rotina de trabalho dos funcionários. Desde que o conteúdo seja atraente e bem produzido, a empresa ainda melhora o engajamento em seu perfil, uma vez que um número maior de pessoas verão aos vídeos e fotos publicadas.

Já pensou em divulgar seu conteúdo para um grupo específico de clientes? Ao invés de publicar uma foto ou vídeo somente em sua história, o recurso Stories também possibilita que a empresa crie um ‘novo grupo’, selecionando clientes específicos para receber o conteúdo. Desta forma, é possível, por exemplo, montar um grupo apenas com clientes que estão aguardando o lançamento de uma nova coleção e assim oportunizar que os mesmos recebam o material em primeira mão.

Empresas que buscam algo mais objetivo, podem ainda utilizar a possibilidade de anunciar diretamente por meio do Instagram Stories, aumentando o alcance do público e tornando maior o reconhecimento da marca. É importante ressaltar que para publicar anúncios no Instagram Stories, a empresa ou marca precisa converter a conta em um perfil comercial, associando à respectiva página da empresa no Facebook.

Por fim, utilize como referência a maneira como as empresas de seu segmento estão explorando este recurso. Aproveite ao máximo esta ferramenta para ampliar as estratégias de publicidade do seu negócio, dando ainda mais destaque e visibilidade à sua marca no ambiente digital.

Deixe um comentário

Publicidade