Por Tiago Bezerra em 27 de outubro de 2017

Pós-graduação ou curso de férias?

Na minha opinião, acho que você deveria considerar os dois e ainda acrescentar uns e-learnings e outros cursos de um fim de semana.

O mundo está bem mais apressado hoje do que ontem. E ano após ano fica mais difícil – e divertido – acompanhar todas as mudanças (pra melhor e pra pior) que surgem a cada nova aba do navegador. Cabe a nós que queremos ficar atualizados correr atrás de aprender, aprender e aprender.

As opções são muitas e vão desde uma pesquisa voraz nas “internéti” até um mestrado ou doutorado. No meio disso você ainda pode passar por um intercâmbio, cursos livres, palestras e workshops em diversas áreas. Difícil escolher.

Quando me perguntaram por quê escolhi Pós-graduação em Cinema, eu tinha uma resposta pronta dessas decoradas na frente do espelho: “porque não suporto estudar o que não gosto”. Acho que a primeira coisa que a gente tem que pensar na hora de escolher a fonte de aprendizado é isso.

Se eu fosse fazer especialização em Marketing Digital porque estava na moda, certeza que a qualidade do aprendizado não seria a mesma. Mas calma, não estou falando que não gosto de Marketing Digital. Só que eu tenho uma escala de preferências e quanto eu gostaria de me dedicar a conhecer mais só de curiosidade.

Marketing Digital: falaria 8h por dia.
Cinema: se deixar, não falo de outra coisa.

Viu a diferença? Para mim, Marketing Digital é trabalho enquanto Cinema é trabalho, lazer, curiosidade, hobby.

Faça isso com suas preferências também. Se você gosta tanto de uma área que você passaria horas lendo sem cansar, faça uma Pós-graduação para se aprofundar teoricamente, fazer pesquisas acadêmicas, etc. E o que você gosta, mas vê como um bom trabalho, faça cursos. O aprofundamento será suficiente para desenvolver jobs ótimos.

Não diria que existe uma regra, mas uma coisa é certa: estudar o que você não gosta é um saco. Então fique livre para se aprofundar no que você adora e vai ser feliz lendo, pesquisando, respirando, vivendo.

Deixe um comentário

Publicidade