Por Tiago Bezerra em 3 de novembro de 2017

Três dicas para reduzir custos de um roteiro

Tenho um roteiro incrível. Ideia forte, mensagem rápida. Só tem um problema: vai precisar ser filmado no espaço”. Esse é um tipo de roteiro que devemos evitar, se o que estiver em jogo for o orçamento.

Tanto no cinema quanto na propaganda, a verba será sempre um ponto delicado e precisa ser tratado com muito cuidado. Porque uma grande ideia pode nunca existir simplesmente pelo fato dela ser inviável financeiramente.

Por isso separei três dicas simples para ajudar você na hora de escrever um roteiro, digamos, mais viável.

Dica 01: Locação única. Escolher uma locação única facilita muito. Na maioria desses casos o Diretor de Fotografia só vai precisar montar uma luz, a equipe de Direção de Arte só vai montar um cenário e por aí vai. Então, sempre que der para resolver tudo em uma locação única, ou seja: uma sala, uma calçada, um setor de uma loja, etc. Sempre que der, prefira.

Dica 02: Elenco enxuto. Tanto o elenco principal como figurantes, são parte importante da verba do filme. Então, opte por ideias que precisem de muita gente. Às vezes um diálogo entre duas personagens em uma sala vazia resolve tudo. Eu sei que é difícil. Mas vale quebrar a cabeça, se for salvar a ideia.

Dica 03: Evite Planos Gerais. Até o famoso Blade Runner, dirigido por Ridley Scott, seguiu evitou planos gerais, imagina a gente. Na produção de 1982, o Diretor precisou abusar da computação gráfica como recurso para as cenas externas mais abertas. Já nas cenas internas, repare que ele optou por planos mais fechados, entre médio e primeiro plano. Isso porque quanto mais aberto o plano, mais cenário é necessário, o que significa mais grana.

Agora que você já sabe essas dicas, comece a reparar os comerciais na TV e tenta contar quantas locações foram usadas, quantos atores e figurantes, se usam muitos planos gerais (abertos) e por aí vai. Vai ser um ótimo exercício de pesquisa antes de escrever o seu roteiro. Bons estudos.

Deixe um comentário

Publicidade