Por Reinaldo Del Trejo em 3 de janeiro de 2018

Um publicitário pode ficar 12 dias OFF?

Sim. Os primeiros dias foram um pouco complicados. Mas assim que peguei recesso, fiz uma decisão: desativar todas as minhas redes sociais e tirar o Whatsapp do celular. O resultado: muito mais interação social. Conversei mais com minha família, dei atenção a minhas sobrinhas e sentia uma vontade absurda de me comunicar – até meus cachorros ficaram mais felizes. E fazia isso em todos os lugares possíveis: fila de banco, academia, troquei altas ideias até com frentistas e pessoas desconhecidas no calçadão.

Li muito. Revisei meu livro quase por completo. Foram 10 dias extremamente produtivos, sem aquela necessidade absurda de observar as novidades da rede. Ao acordar é estranho não rolar a time do Face ou Instagram. E para quem sofre de ansiedade como eu, isso foi realmente libertador.

Viajei de caminhão, de motorista mesmo. Quando peguei as estradas esburacadas do Paraná, meu primeiro pensamento foi: “Daria um vídeo da hora para o Insta”. Lembrei que não tinha insta, então aproveitei o momento ao máximo, ao invés de postar a foto e simplesmente esperar os likes, eu curti o momento.

Mais surpresas positivas no Natal e Ano Novo. Sempre fiquei conectado, e acabava fora de sintonia com a família. Nessas últimas comemorações, conversei muito com o pessoal e aproveitei as minhas sobrinhas. Sei que logo mais elas ficarão velhas e aborrecentes, começarão a namorar e não vai ser a mesma coisa.

“Mas Reinaldo, e as pessoas que você quer se comunicar e estão longe de você?” Quem realmente importa, mantive contato por, pasme, LIGAÇÃO. Uma coisa sutil que o celular faz e as pessoas simplesmente se esqueceram. Ah, como é bom ouvir a voz da pessoa ou simplesmente combinar um encontro, ao invés de ficar naquelas conversas frias atrás de uma tela de celular ou computador.

É bizarro viver de Publicidade, persuasão, vício e ser atingido bem no peito pelo que fazemos. Sei que não posso ficar sem redes sociais por N questões. Mas esse período sabático longe me fez repensar seu uso e como posso ser produtivo e mais feliz sem tanta pressão de novidade.

Uma mensagem ou notificação não é mais importante que a campanha semanal ou um encontro com amigos ou aquela pessoa especial. Se for algo realmente urgente, relaxa, você vai receber uma ligação. Em um mundo tão digital, ficar OFF por um tempo parece ser a única saída para a libertação. Afinal, como dizia um velho comercial da Sundown: “a vida meu amigo, ela não gira só em torno da internet.”

Deixe um comentário

Publicidade