Por Reinaldo Del Trejo em 10 de janeiro de 2018

Não seja um publicitário vacilão

Som estrondando na lista do spotify. As ideias boas foram embora faz um tempo. Até que o menino prodígio, Anakin Skywalker da escrita, é chamado para uma reunião de uma nova campanha. Ele revira os olhos, se levanta e vai até o conselho máximo dos Jobs.

Em seu caderno desenha alguma coisa idiota e não presta muita atenção. Ouve o básico, dá uma risada sarcástica para cada opinião dada. Acha que a agência não existiria sem o seu talento nato. Afinal, ele é o “escolhido”.

Pobre retardado. Parece brincadeira, mas isso acontece e muito. O mundo publicitário é recheado de um falso glamour que é difícil de ser entendido. Alguns setores acreditam que são mais importantes que outro e fica um grande mimimi.

Isso é infantilidade empresarial e emocional. Imagine a empresa como um exército da idade média pronto para a batalha. O planejamento dá as coordenadas táticas, o atendimento sugere algumas estratégias, o diretor de criação orienta o redator e diretor de arte para conseguir êxito.

Lembre-se, soldado que não segue a tática e inteligência num campo de batalha acaba morto ou perde a confiança de seus superiores, se não terminar em uma masmorra qualquer que nunca aparece nos filmes. E a escolha é sua.

A nova geração acredita que tudo é descartável, como um copo d’água. Isso seria interessante, se houvesse um pouco de suor em cada novo dia. Mas o que ouve-se é um mar de reclamação, e o adeus da produção. Sem produção e criatividade, duas coisas essenciais para uma vida útil na área.

A dica de hoje é: Não ache que você é a última bolacha do pacote. Não existe ninguém insubstituível tanto na vida profissional, quanto pessoal. Respeite cada etapa do job. Na vida social, saiba que você não é melhor que os outros porque você trabalha diretamente com criatividade. É uma profissão muito bonita e, para muitos, a dos sonhos. Mas saiba que cada função tem seus pontos positivos e negativos.

Então, não seja vacilão. Por favor.

Deixe um comentário

Publicidade