Digite para buscar

Como a cor mais feia do mundo pretende diminuir as vendas de cigarro?

Felipe Milanesi 16 de junho de 2016
Share

Capa - pantone 448c

(Pantone 448C.)

Em 2012, o governo australiano contratou pesquisadores da GFK Bluemoon para identificar a cor mais feia do mundo e que ajudasse na diminuição do consumo de cigarro. A pesquisa durou três meses e entrevistou mil fumantes que identificaram um “marrom esverdeado” (Pantone 448C na escala Pantone), como a cor mais feia entre as possíveis.

maços

(Maços de cigarro na Austrália.)

A cor, também chamada de “opaque couché”, foi definida como suja e repulsiva, palavras como: alcatrão e morte também foram ligadas a cor.

A Austrália tornou a cor obrigatória em maços de cigarro após a pesquisa. Reino Unido, Irlanda e França também anunciaram que vão obrigar as marcas a usarem a cor nas embalagens de cigarro.

A guerra ao tabaco vem se desenvolvendo há anos, com algumas vitórias. No Brasil o número de fumantes caiu 35% desde 2006, segundo dados do Target Group Index da Kantar IBOPE Media.

campanha nova sb

(Campanha da Nova/SB para o Dia Mundial Sem Tabaco – OMS.)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) espera diminuir ainda mais: a meta é reduzir 30% o número de fumantes até 2025. A OMS realiza todo dia 31 de maio o Dia Mundial Sem Tabaco, que propõe que os fumantes façam um jejum e deem o primeiro passo para uma vida sem cigarro.

Resta saber como a indústria do cigarro vai resistir a mais essa medida para a diminuição dos fumantes.

Felipe Milanesi

Publicitário, sonhador, louco, curioso, apaixonado por cerveja, séries e escrever. Transforme o mundo com boas ideias ou morra tentando.

  • 1