Digite para buscar

Ação do Burger King critica o fim da neutralidade de rede

Felipe Ferreira 30 de Janeiro de 2018
Share

Já imaginou chegar em uma loja do BK e quando for pedir seu Whopper ser cobrado pela velocidade do atendimento? Pois bem, esta foi a maneira encontrada pelo Burger King para chamar a atenção de seus clientes sobre o fim da neutralidade de rede nos EUA.

(Imagem: Reprodução/Internet)

(Imagem: Reprodução/Internet)

Para quem não sabe, o princípio da neutralidade de rede prega o tratamento igualitário a todos que usam a internet, impedindo que os dados transmitidos por ela sejam administrados de forma diferenciada. Caso o contrário, uma provedora de internet poderia, por exemplo, cobrar dos clientes que jogam games online um valor superior ao cobrado dos que apenas navegam. Poderia também reservar mais velocidade na transmissão de dados a um determinado grupo de sites em detrimento de outros. Na prática, é a neutralidade de rede que impede as operadoras de ficarem criando uma infinidade de planos de acordo com os sites que você acessa, os arquivos que você carrega, os horários em que você navega, os dados que você consome no mês, entre outros fatores.

A polêmica envolvendo a questão surgiu após a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, em inglês) ter revogado a neutralidade de rede nos EUA. Aqui no Brasil, ela é protegida pelo Marco Civil da Internet que está em vigor desde 2014. Entretanto, as operadoras de internet já manifestaram interesse em pressionar o governo por mudanças na legislação.

A ação do Burger King, criada pela agência David, de Miami, aborda o tema por meio de um experimento social no qual os clientes são colocados diante uma tabela com preços diferentes para um mesmo produto, no caso o Whopper. O preço varia de acordo com a velocidade de entrega do lanche e o resultado você pode conferir no vídeo abaixo.

Felipe Ferreira

Valorizo as mais diversas formas de comunicação e procuro sempre provocar algum tipo de reação nas pessoas. Me interesso por um monte de coisas e gostaria de ter tempo infinito para aproveitar todas elas.

  • 1