Digite para buscar

O escândalo envolvendo o Facebook e a venda de dados dos usuários

Fernando Procópio 23 de Março de 2018
Share

Estes últimos dias estão sendo bastante conturbados para a equipe do Facebook. Com um recente escândalo envolvendo a rede social, o criador da plataforma se viu pressionado a dar esclarecimento aos usuários.

Há quase uma semana, estourou na mídia internacional uma notícia de que dados foram coletados através daqueles famosos testes que viralizam de forma instantânea no feed das pessoas. Essas informações foram vendidas e utilizadas como armas publicitárias na última campanha para presidente do Estados Unidos. Estima-se que mais de 50 milhões de pessoas tiveram seus dados vendidos para a Cambridge Analytica, empresa de análise de dados. Todas essas informações foram divulgadas por um antigo funcionário da empresa, o Christopher Wylie.

A polêmica vem ganhando destaque e grandes proporções pelo globo. Não é para menos, já que isso é de interesse de todos que estão no Facebook, independente se utilizaram os famosos testes ou não. Mas por quê? Simples: isso coloca em jogo toda a capacidade de manter os dados dos usuários em segurança e nos faz refletir em que situações podem utilizar essas informações.

Algumas medidas, segundo Mark Zuckerberg, serão adotadas para que se tenha privacidade, ou ao menos diminua o acesso a informações tão “íntimas”.

Fernando Procópio

Nordestino apaixonado por comunicação, música e mais perto que nunca de terminar a graduação. Amo compartilhar ideias em forma de texto e/ou imagens, sejam elas pessoais ou profissionais. Já me aventurei em direção de arte, marketing e social media. Escolhi a primeira opção.

  • 1