Digite para buscar

Ford apresenta janela inteligente que faz cegos sentirem a paisagem

Elionardo Souza 11 de Maio de 2018
Share

Com objetivo de fazer com que passageiros cegos consigam imaginar as paisagens que se passam pela janela dos carros, a Ford criou o dispositivo Feel The View.

(Imagem: Reprodução/Internet)

O dispositivo tira fotos que são transformadas em imagens monocromáticas, posteriormente reproduzidas no vidro por meio de LEDs especiais. As imagens são traduzidas em vibrações que o passageiro pode sentir através do tato. Confira o vídeo de apresentação:

O sistema, auxiliado por inteligência artificial, ainda dá uma descrição em áudio da paisagem em questão, contextualizando a cena para uma melhor compreensão do usuário.

Procuramos melhorar a vida das pessoas, e essa foi uma oportunidade fantástica para ajudar os passageiros com deficiência visual a experimentar um ótimo aspecto da direção. A tecnologia é avançada, mas o conceito é simples – e pode transformar em verdadeiramente memoráveis as viagens mundanas”, conta Marco Alù Saffi, porta-voz da Ford Itália.

“Feel The View” não fica o tempo todo dando descrição das paisagens, o sistema deve ser ativo pelo passageiro por meio de um botão para que o cenário seja fotografado. 

(Imagem: Reprodução/Internet)

O sistema foi desenvolvido pela equipe da Ford da Itália, GTB Roma e a Aedo, uma startup especializada em produtos para deficientes visuais. Tudo ainda é um protótipo. A Ford não divulgou informações sobre custo do produto ou data de lançamento.

Elionardo Souza

Gente fina, começando pela canela. Cursando o último ano de Publicidade, com muita vontade de aprender e participar de tudo relacionado a minha profissão. Acredito que a melhor parte de ser publicitário é, na maioria das vezes, mostrar as pessoas o lado bom das coisas. Adoro fazer um pouco de tudo e participar de todo o processo criativo, o que eu mais gosto de fazer é compartilhar!

  • 1