Digite para buscar

Marketing de oportunidade: aproveite o poder do viral

Bia Vasco 11 de julho de 2018
Share
Parafraseando a clássica “Se tá na internet, é verdade”, para o marketing é: se dá para divulgar na internet, é oportunidade.”

O marketing, em todas as suas vertentes, inspira- se em estudos, análises de mercado e, é claro, no contexto. Nosso valioso Marketing de oportunidade abraça sazonalidades, acontecimentos, novas tendências e, se for esperto, todo o buzz possível.

É tão recorrente que hoje existem plataformas como o Google Trends que mostram os  acontecimentos mais comentados e buscados no momento, servindo de inspiração para muitos criadores de conteúdo.

Mas, independente da ferramenta, uma forma eficaz de acompanhar tendências e encontrar oportunidades é nas redes sociais, com atualizações tão rápidas quanto a velocidade da luz. Estamos vivendo o período de Copa Do Mundo e, obviamente, o evento traz um milhão de oportunidades – e se já não bastasse o tema, ainda temos os amados memes e virais.

Um viral que explodiu nas timelines veio do jogo entre Brasil x México. O torcedor misterioso, com o olhar mais provocador das arquibancada,Yury Torsky, o feiticeiro da Copa. Ele virou matéria em jornais online, vídeos no YouTube, um arsenal de memes BR Quality e … Produtos!

Repare nesses olhos:

Vou deixar com vocês alguns conteúdos sobre esse viral, e logicamente alguns memes e algumas marcas que souberam MUITO BEM aproveitar o momento.  

Percebemos que é muito difícil impressionar o Globo Esporte =(

Óbvio que isso também virou meme, e eles mudaram esse texto depois (Matéria alterada aqui).

Por outro lado, outras empresas amaram o conteúdo e correram atrás do rapaz, como a Rede TV fez.

E ,no final, Yury se deu muito bem:

Boatos que também irá acompanhar a Copa América… Até porque ele já mostra que tem o gingado brasileiro.

Pessoas e algumas marcas usaram e abusaram da imagem do russo, com muitas e muitas ilustrações e memes:

Chegamos na melhor parte: os PRODUTOS BRASILEIROS.

ILUSTRAÇÃO

Ilustradores fazendo seu marketing pessoal com belas ilustrações. Veja as artes do ilustrador Ederson Ferreira  (Mereceu estar aqui, garoto!)

Body Arte

Da tela para a pele. O tatuador Jeferson de Oliveira, do estúdio Skin Up Tattoo, mostrou ao Brasil seu trabalho fazendo um desenho artístico do torcedor e lançando uma oferta na sua página do Facebook. Tattoo free pra quem aceitasse fazer seu desenho. E funcionou!

“Percebi que o ‘torcedor misterioso’ estava em alta com o meme. Ele já tinha virado até coxinha e pensei em transformar em uma arte em tattoo com técnica de aquarela de rápida execução”

“Foi uma sacada de marketing que eu tive para aproveitar o meme e deu certo”

A “Free tattoo” que levou o artista para o G1! Veja essa entrevista em vídeo, sensacional.

*Quero deixar uma observação: Na Rússia, também fizeram uma tattoo do torcedor brasileiro. 

Indústria têxtil

Path bordado com a cena que gerou o meme. Pra colocar na sua jaqueta até o final da copa.

Indústria alimentícia

Deixei o melhor para o final: a coxinha da @shincandido, a PSICOXINHA!

A publicitária Shirlo Vittar, criadora da Psicoxinha, já trabalhava com coxinhas da copa antes nos formatos: “Neyxinha” (Jogador Neymar) e “Coxinarinho Pistola” (Canarinho Pistola da Seleção).

Dispensa comentários, não é mesmo?

As marcas e pessoas mostradas acima souberam aproveitar esse micro momento. Além da geração de conteúdos para reconhecimento de marca, produziram de maneira muito criativa produtos legais… E ganhando um dinheirinho por fora. =)

Fiquem atentos! Todo dia é dia de aprender com o marketing de oportunidade brasileiro.

Lembra de mais algum viral que virou produto? Divide com a gente nos comentários.

 

Fontes
Ilustrações Perfil | Notícia tatuagem |  Tatuagem vídeo entrevista | Tatuagens torcedores | Coxinha Torcedor |
Bia Vasco

I'm fabulous! Publicitária, Analista de Maketing e designer (as vezes). Apaixonada por conteúdo digital, neuromarketing e neurolinguística. Praticante de artes circenses aéreas, dançarina e atriz (interrompida). A "Multi mulher" e "multi profissional" mais amorzinha que você irá conhecer. Prazer, Bia. 😊

  • 1