Digite para buscar

Diretores de cinema incríveis que também fizeram filmes publicitários

Elionardo Souza 1 de agosto de 2018
Share

Você deve saber que comerciais publicitários costumam ser a porta de entrada o sucesso de grandes cineastas. É bastante comum que este tipo de profissional inicie seus trabalhos no mercado publicitário. No entanto, algumas vezes a situação se inverte e renomados diretores de cinema, no auge de suas carreiras, são convidados para criar propagandas milionárias.

Entre os grandes diretores que já passaram pela publicidade estão David Lynch e Ridley Scott, além do brasileiro Fernando Meirelles, verdadeiros artistas que produziram e/ou ainda produzem obras não só para o cinema, mas também para comerciais de grandes empresas. Separamos alguns desses nomes e trabalhos para mostrar o que acontece quando cinema e publicidade se encontram. Confira a seguir:  

Fernando Meirelles

O brasileiro Fernando Meirelles, nomeado ao Oscar de melhor diretor por seu trabalho em Cidade de Deus, é um dos diretores que além do cinema trabalhou também com comerciais para TV. Fernando foi fundador de uma produtora cinematográfica que fez história ao criar conteúdo audiovisual para TV, em uma época em que cada emissora era responsável pelo próprio conteúdo.

Em 1991, essa mesma produtora se transformou na O2 Filmes, dessa vez com o foco em campanhas publicitárias. Confira “Jump”, comercial feito para a Nike da China e dirigido por Meirelles:

David Fincher

Diretor do aclamado Clube da Luta, de 1999, Fincher também já fez trabalhos para o mercado publicitário – inclusive para grandes empresas como a Adidas. Neste filme de 2002, produzido todo em computação gráfica, o diretor traz os movimentos do basquete reproduzidos por pernas mecânicas usando tênis da Adidas. A assinatura do filme traz a frase “Mais poder para você”.

Baz Luhrmann

Indicado a vários prêmios, inclusive a um Oscar de melhor filme com Moulin Rouge de 2001, Luhrmann deu vida à famosa propaganda com a brasileira Gisele Bündchen para a clássica fragrância Chanel Nº 5.

Ridley Scott

Para apresentar o Apple Macintosh e sua capacidade de revolucionar os computadores pessoais, Scott criou um dos mais importantes comerciais de TV já feitos. Confira o anúncio exibido apenas uma vez durante o Super Bowl.

Michel Gondry

O cineasta francês, diretor de filmes como “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”, é conhecido pelo uso de efeitos especiais muito bem elaborados e pelo visual lúdico. Nesse comercial para a Smirnoff de 1998, Gondry criou um verdadeiro filme de ação em que a garrafa de bebida é o elemento que faz a transição de uma cena a outra. Confira:  

Carlos Manga, montador, roteirista, diretor de cinema e televisão brasileiro, já dizia: “A diferença entre cinema e propaganda é que no cinema conto uma história em 90 minutos, enquanto na propaganda tenho que fazer isso em 30 segundos”. Ou seja, cinema e publicidade andam juntos há tempos, e a relação desses dois sempre nos trouxe bons frutos.

E você, lembra de algum comercial marcante produzido por algum cineasta que não listamos aqui? Compartilha com a gente o que achou desses comerciais :) 

Elionardo Souza

Gente fina, começando pela canela. Cursando o último ano de Publicidade, com muita vontade de aprender e participar de tudo relacionado a minha profissão. Acredito que a melhor parte de ser publicitário é, na maioria das vezes, mostrar as pessoas o lado bom das coisas. Adoro fazer um pouco de tudo e participar de todo o processo criativo, o que eu mais gosto de fazer é compartilhar!

  • 1