Digite para buscar

Leo Neves – Fotografia e bom humor

Leo Arcoverde 6 de junho de 2012
Share

Seguindo minha promessa, quero que vocês conheçam o trabalho de um fotógrafo Carioca Léo Neves, que tem por base São Paulo. Usando bastante técnicas com speedlites, aqueles flashs portáteis que por muitas vezes compramos e nos limitamos a usá-los em cima da câmera. Com Off camera flash, ou strobismo para os íntimos, ele mescla a criatividade com bom humor em seu site quando explica os seus esquemas de iluminação. Segue aí uns exemplos que bem ilustram o talento deste fotógrafo.

 Aproveitando o post (já que eu não consigo escrever tão pouco), é de boa dizer que esta técnica de iluminação – o strobismo, ou strobist – está em alta e anda se popularizando entre os fotógrafos, onde a fonte de luz são os flashes convencionais portáteis, mas fora da câmera e disparados remotamente por cabos de sincronismo ou por rádio. Há um ceticismo presente em alguns fotógrafos mais tradicionais, mas de certo a grande vantagem desse tipo de técnica é que, uma vez que você tenha equipamento fotográfico – câmera e o speedlite – , poderá ter um estúdio portátil em mãos; ou pelo menos fazer com que a fonte de luz não seja frontal ao tema. Basta ter imaginação.

Uma curiosidade: David Hobby é um excelente fotógrafo norte-americano, e talvez tenha sido dele o termo em inglês para a técnica (strobism). Mas antes mesmo de cunhar o nome, fotógrafos no mundo todo faziam strobismo sem nem imaginar que faziam, pois ela em si não é uma técnica nova. Usar o flash fora da câmera é tão antigo quanto o próprio flash.

Até a próxima!

Tags:
Leo Arcoverde

Leo Arcoverde, designer, publicitário (diretor de arte), fotógrafo, ilustrador e metido a redator nas horas vagas. Geek com mau-humor matinal, seco, sarcástico, cáustico, até brincalhão e simpático às vezes. Nem sempre.

  • 1

You Might also Like