Digite para buscar

Coca-Cola: Mudando pra ficar igual

Cristiano Lopes 24 de setembro de 2012
Share

Por quê a Coca-Cola continua se reciclando e inovando o seu produto, mesmo não fazendo nenhuma alteração nele desde seu lançamento em 1886?

É uma pergunta que, com certeza, já se passou na cabeça de alguns de nós enquanto enchíamos (na verdade, esvaziávamos) o caneco com a, tão famosa bebida.

Pois bem, após fazer algumas análises e ler um pouco mais sobre o comportamento mercadológico da Coca-Cola, identifiquei alguns pontos que poderão responder parcialmente esta pergunta.

Através do posicionamento atual das grandes companhias, utilizando-se da internet para proporcionar uma aproximação entre a marca e o seu consumidor, fica claro perceber a importância das mídias sociais e todo os esforços realizados para gerar a identificação da marca cim o target.

A mídia social é um meio de comunicação eficaz e eficiente, que potencializa a interação entre grandes grupos, empresas e organizações com seu público. Algumas barreiras que tínhamos no mercado há até alguns anos atrás já deixaram de ser empecilhos na troca de informações, sejam elas de relevância profissional, social, ou de simples descontração, com seu foco voltado (não unicamente, claro) ao entretenimento.

A aproximação através de mídias sociais têm um papel importante – hoje, quase que essencial – na comunicação entre a empresa e seu cliente. Isto não diz respeito somente ao desenvolvimento de peças publicitárias para divulgação, mas também à propagandas ideológicas, institucionais, sociais e à exposição do posicionamento da empresa diante de diversas opiniões do mercado em que atua.

Vamos exemplificar isto com o link que circula em uma página do Facebook onde podemos criar uma latinha personalizada da Coca-Cola Zero, usando nosso próprio nome no slogan do produto: “Quanto mais … melhor.”

Muitos ainda limitam o conceito de mídia social, confundindo-o com a utilização das redes sociais, que são apenas as ferramentas onde as peças são veiculadas. Na realidade este conceito pode se aplicar ao comportamento de pessoas que tenham contato com o ambiente de inserção da propaganda de uma marca/produto, que possibilitem o compartilhamento de opiniões e informações, afim de obter também um feed-back sobre sua aceitação.

Outro belo exemplo deste novo posicionamento estratégico da Coca-Cola é o fato de a marca patrocinar eventos esportivos de grande visibilidade como a Copa do Mundo FIFA e os Jogos Olímpicos. Também podemos notar a participação da Coca-Cola em algumas iniciativas musicais, atuando recentemente em projetos juntamente com a MTV Brasil.

O engajamento com os consumidores, focado na comunicação social, mobile e digital faz da Coca-Cola uma companhia que tem sido muito assertiva na canalização de seus esforços de marketing e de publicidade, dentro dos meios de comunicação social que atua.

O produto já é ‘velho’, sim, mas em contrapartida a marca tem desenvolvido a habilidade de se reinventar diante de nossos olhos pra se manter no topo das marcas mais valiosas do mercado e também, entre as maiores anunciantes do mundo. Isto tudo, claro, somado à capacidade de produzir em escalas espetaculares, a bebida que tem fascinado gerações há mais de um século: A Coca-Cola!

Tags:

You Might also Like