Digite para buscar

Intervenções criativas sobre as eleições

Bárbara Lanna 27 de outubro de 2012
Share

Hoje é o dia do 2° turno da eleições, inspirada nisso resolvi mostrar duas intervenções criativas que aconteceram aqui em São Paulo.

Movimento Brasileiro Anônimo

Um grupo anônimo instalou “urnas eletrônicas” feitas de papel em cima de lixeiras na região da Paulista, Ibirapuera e nos arredores da prefeitura. Nestas “urnas” havia a seguinte mensagem: “Desta vez, vote no Brasil e não no lixo”.

Para reforçar ainda o protesto o grupo anônimo ressalta em seu site que o direito ao voto foi algo conquistado através de luta, e pedem que o cidadão assuma que “o problema é nosso”


Cavalete Parede

Aqui em São Paulo existe uma lei chamada Lei da Cidade Limpa, que tem como objetivo eliminar a poluição visual da cidade, proibindo qualquer tipo de publicidade externa como outdoors, painéis e anúncios em ônibus e taxis. SÓ QUE, em tempos de eleição, a Lei não vale. São permitidos os cavaletes, santinhos, placas e cartazes, desde que não sejam colocados em viadutos, postes ou pontos de ônibus, o que SEMPRE acaba acontecendo.

Com isso, surgiu o movimento Cavalete Parade, que pretende usar os cavaletes irregulares em telas de obra de arte. A ideia é que as pessoas pegue os cavaletes que não tiverem respeitando a lei e façam uma intervenção artística neles.

Em 2010 houve uma iniciativa semelhante, idealizada pelo artista Mundano:

Adulterando placas irregulares nas Eleições 2010 from mundano on Vimeo.

Tags:
Bárbara Lanna

Apaixonada por comunicação, estudo publicidade e propaganda e trabalho com social media. Além disso me interesso por música, toco trompete, curto esportes, jogo futsal, gosto de mitologia grega, acho que sou filha da Deusa Afrodite e não perco a oportunidade de dar festas temáticas aos fds em casa. Ufa, tem mais coisas..mas o texto ia ficar grande demais! obrigada :)

  • 1

You Might also Like