Digite para buscar

As vantagens competitivas de uma marca regional

Diego Luís 5 de dezembro de 2012
Share

Uma marca se torna forte por vários motivos e processos realizados dentro e fora de uma organização. Porém, desde a sua criação, marcas regionais possuem grandes vantagens, até mesmo, sobre empresas multinacionais. Em meio à batalha entre grandes empresas nacionais e internacionais, seja qual for o tipo de segmentação de mercado, as marcas regionais tem se destacado e conseguido fidelizar seus consumidores de maneira exemplar com suas estratégias. Dessa maneira, conseguem ganhar uma boa fatia do mercado em que atuam. Entretanto, é nítido que uma marca regional possui características que outras não possuem.

Uma marca regional ou que nasce em uma determinada região, é tão forte, pois ela possui um elo único com o consumidor, ambos têm a mesma origem. Além da identidade criada com a comunidade onde está instalada, ela passa a ser motivo de orgulho. Essas marcas acabam criando elo com a comunidade e transformam-se em patrimônio local O maior exemplo de marca regional que sobressaiu diante de uma multinacional é o caso do Guaraná Jesus. A gigantesca Coca-Cola teve de comprar os direitos da marca guaraná Jesus, pois o guaraná era mais vendido no Maranhão do que a própria Coca-Cola. Esse fato deve-se a força da popularidade que a marca adquiriu e o ele com os habitantes daquela região.

Além da popularidade e da tradição que uma marca regional adquire com o tempo em uma região. Outro exemplo que a torna forte é o fato de gerar emprego aos habitantes da comunidade em que ficam localizadas. Um exemplo é a rede de supermercados Confiança, instalada em Bauru no interior de São Paulo. A rede varejista possui 6 lojas espalhadas pela cidade, gerando em média cerca de 280 empregos por loja.

Por fim, outra vantagem competitiva que uma empresa regional possui é a preocupação em distribuir e oferecer produtos de qualidade e com menor preço. Como a empresa geralmente não precisa gastar com longas viagens ou distribuir para lugares muito distantes o custo de logística é reduzido afetando diretamente o preço final do produto. Isto é, cortando os custos com a logística a empresa pode oferecer preços mais baixos do que a concorrência não regional.

Ao destacar as vantagens competitivas de uma marca regional, devemos esclarecer que ela não se torna forte apenas por nascer em uma região. Uma empresa, ao surgir em uma região está mais propicia ao sucesso e fidelização de seus públicos de interesses devido a tudo que já foi citado nesse texto. Contudo não é somente isso que a fará uma marca forte ou uma empresa de sucesso. As vantagens podem tornar-se essenciais para a diferenciação dos concorrentes e para um melhor posicionamento de imagem. Mas, sabemos que o sucesso de uma organização depende de muitos fatores, tanto internos (estrutura da empresa, capital, marketing e etc.) como externos (política, ambiente econômico, mercado).

Tags:
Diego Luís

Pós-Graduando em Marketing Digital pela Universidade do Sagrado Coração. Formado em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas de Bauru. Já atuou em agência e produtora como redator e gestor de mídias sociais. É produtor de conteúdo no Café com Galo e, também, colunista com mais de 70 artigos publicados. No Plugcitários atua como colunista desde 2012 e possui mais de 100 artigos publicados. Entre um texto aqui e outro ali encontra tempo para assistir aos episódios de suas séries favoritas.

  • 1

You Might also Like