Digite para buscar

Vocabulário Publicitário – Parte II

Diego Luís 6 de dezembro de 2012
Share

Como foi postado anteriormente aqui no Plug. Preparei uma coleção dividida em quatro partes com termos usados no cotidiano de profissionais da área de Comunicação Social. Você pode conferir a primeira parte clicando aqui. Talvez alguns desses termos já estejam ultrapassados e nem usados mais sejam. Porém, para efeito de curiosidade decidi acrescenta-los. Hoje, postarei a Parte II da coleção. Confira a lista que vai de G a L:

Gimmick/ Gimmicky truque ou efeito criado para chamar a atenção do consumidor para determinado anúncio, comercial, produto ou promoção.

Gôndola prateleira de supermercado, na qual estão expostas as mercadorias para o consumidor fazer sua seleção.

Goodwill boavontade, em inglês. Geração de boavontade para com empresas e marcas através da propaganda, RP e eventos promocionais.

Gravação 1. Ação de gravar uma cena em videoteipe para produção de comercial para televisão ou cinema. A filmagem feita em vt. 2. Ação de gravar locução, música ou canto para comerciais, jingles, spots e trilhas.

Grid grade ou grelha ou planilha tem relação com a programação de veiculação emitida por uma agência a um cliente para aprovação em veículos.

Grifo o mesmo que itálico

Groceries alimentos, comestíveis.

Grocery mercearia.

Gross profit diferença entre o custo e preço de venda de uma operação comercial, não considerando demais gastos.

Gross raiting points/ GRP índice bruto de audiência 1. Soma total da audiência obtida por uma campanha ou programação. 2. Unidade de audiência (1 grp equivale a 1% de audiência). O mesmo que audiência bruta.

Grupo de mídia entidade que reúne os profissionais de mídia das agências.

Hard sell venda pesada, em inglês. Expressão utilizada para definir abordagens e mensagens de venda direta, de estilo promocional e sem sutilezas.

Hd abreviação corrente de high definition alta definição.

Head line título ou cabeçalho de um anúncio.

Heavy user consumidor pesado, em inglês. Em marketing, termo utilizado para designar os principais consumidores de um produto.

Heavy-user comprador potencial aquele que utiliza o produto e ou serviço com frequência.

Heliográfica tipo de cópia feita do fotolito para o papel, geralmente na cor azul, para antecipar o resultado final da impressão. É utilizada para os trabalhos em pretoebranco.

Honorários 1. Remuneração da agência por qualquer de seus serviços ao cliente, com exceção da veiculação, paga através da comissão concedida pelos veículos. 2. Remuneração do profissional freelancer ou contratado.

House agency agênciadacasa, em inglês. Agência de propaganda pertencente ao próprio anunciante, que trabalha para seu proprietário e eventualmente para outros clientes.

House organ qualquer publicação periódica de uma empresa, destinada a seus funcionários, consumidores, varejistas ou mercado em geral.

IAA International Advertising Association (associação internacional de publicidade) entidade que reúne empresas e profissionais de anunciantes, agências e veículos para defender a liberdade da propaganda e para desenvolvêla enquanto técnica e atividade econômica. Tem membros em 85 nações e capítulos nacionais em 49 países do mundo, inclusive no brasil.

Ibope 1. Instituto brasileiro de opinião pública e estatística, o maior instituto de pesquisa no Brasil. 2. Sinônimo de sucesso e aceitação popular.

Identidade visual conjunto de símbolos e cores que identificam uma empresa ou marca, como logotipo e logomarca, alfabeto, papelaria, pintura de frota, padrões visuais de embalagem e de propaganda, etc.

Ilustração 1. Qualquer desenho, fotografia, gravura ou símbolo gráfico que ilustre uma peça publicitária. 2. Técnica específica de desenho para uso em propaganda, promoção, etc.

Imagem corporativa conjunto das percepções em relação a uma empresa, tanto junto a seus consumidores como a outros grupos de pessoas e ao mercado como um todo. Essas percepções são a visão externa em relação a diversos aspectos da empresa, como tamanho, objetivos, postura diante do mercado, produtos fabricados ou serviços prestados, qualidade desses produtos/serviços, volume de produção e de faturamento, rentabilidade, contemporaneidade, etc.

Imagem de marca o mesmo que imagem corporativa, mas aplicada a um produto/serviço ou linha deles.

Impacto 1. Ação de atingimento de um consumidor pelas mensagens publicitárias. 2. Capacidade de uma mensagem publicitária em motivar as pessoas atingidas.

Incentivo ferramenta de comunicação utilizada para motivar o público interno (empregados) e intermediário (distribuidores, atacadistas, varejistas, etc.) A cumprir determinados objetivos definidos pela empresa.

In-company dentro da empresa atividades variadas realizadas dentro da empresa, cursos, palestras, treinamentos.

Indeterminado espaço publicitário não determinado (o veículo pode publicar o anúncio ou veicular o comercial no local por achar mais conveniente).

Indoor veículo de uso interno em qualquer estabelecimento.

Informação publicitária mensagem publicitária (na mídia impressa, rádio ou tv) sem as características habituais de um anúncio ou comercial, geralmente imitando o estilo editorial do veículo em que está sendo veiculada. (o mesmo que informe publicitário ou publieditorial)

Informe publicitário o mesmo que informação publicitária.

Inserção 1. Anúncio ou comercial veiculado. 2. Ato de veicular qualquer peça publicitária nos veículos.

Insert 1. O mesmo que encarte. 2. Ato de inserir alguma mensagem curta durante um programa de rádio ou TV (como uma frase, um letreiro, uma logomarca, etc.).

Institucional 1. Relativo à instituição (empresa, associação ou entidade pública ou privada). 2. Tipo de propaganda feita para valorizar a instituição e obter ganhos para a imagem corporativa e de marca.

Issue edição, tomada de um livro ou cada um dos números ou exemplares da edição ou tiragem.

Itálico forma de escrita intermediária entre o impresso normal (em pé ou redondo) e o cursivo (feito à mão). Caracterizase pelas letras inclinadas (geralmente para a direita)

IVC Instituto Verificador De Circulação entidade mantida por anunciantes, agências e veículos ara auditar, de forma independente, a tiragem e circulação de jornais e revistas.

Janela 1. Espaço em branco deixado em um anúncio para posterior encaixe da mensagem específica, muito usado na propaganda cooperada entre indústria e varejo. 2. Tempo de alguns segundos deixado em mensagem de rádio ou de televisão para a mesma finalidade apontada em 1. 3. Intervalo comercial para uso das emissoras locais quando das transmissões em rede.

Jingle Anúncio musical, cantado. Mensagem publicitária para rádio na forma de música em que se canta os benefícios da marca.

Job 1. Nome de todos os trabalhos específicos feitos para um cliente que se atende de forma permanente. 2. Trabalho feito para um anunciante do qual a agência não tem a conta.

Job description descrição de um trabalho explicação dos deveres, descrição de funções.

Joint-venture contrato conjunto cooperativado entre partes interessadas num mesmo objeto.

Kinescopia processo que transfere material gravado em videoteipe para filme.

Kinescópio aparelho que realiza a kinescopia.

Know-how conhecimento e ou posse de tecnologias.

Label etiqueta

Lançamento esforço de lançamento de um produto, marca ou campanha, feito através de diversas ações de marketing e comunicação.  layout diagramação, em inglês.

Layout desenho, esboço, projeto aplicado a um anúncio gráfico.

Layoutman profissional que faz layouts, diagramador.

LD abreviação corrente de low definition baixa definição.

Light user consumidor leve, em inglês. O contrário de heavy user, ou seja, o consumidor moderado ou pequeno de um produto.

Link ligação, em inglês. 1. Termo utilizado para expressar a ligação entre sistemas de comunicação eletrônica e telecomunicações. 2. Termo utilizado para expressar uma ligação temática ou formal entre as peças de uma campanha publicitária.

Linkar ato de fazer o link.

Locação 1. Realização de uma filmagem ou gravação (em videoteipe) fora do estúdio seja em externas ou em ambientes fechados naturais (com ou sem adaptação). 2. Lugar onde são feitas essas filmagens/gravações.

Locução 1. Texto falado por locutor ou intérprete para comerciais de rádio, televisão e cinema. 2. Ato de realizar a gravação desse texto.

Locução em off texto de comercial interpretado por locutor/intérprete que não se vê na cena

Logo abreviatura de logotipo ou da marca.

Logotipo letras (especialmente desenhadas ou adaptadas) utilizadas para compor o nome de marca ou empresa.

Luminoso – tipo de cartaz publicitário com iluminação interna.

Tags:
Diego Luís

Pós-Graduando em Marketing Digital pela Universidade do Sagrado Coração. Formado em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas de Bauru. Já atuou em agência e produtora como redator e gestor de mídias sociais. É produtor de conteúdo no Café com Galo e, também, colunista com mais de 70 artigos publicados. No Plugcitários atua como colunista desde 2012 e possui mais de 100 artigos publicados. Entre um texto aqui e outro ali encontra tempo para assistir aos episódios de suas séries favoritas.

  • 1

You Might also Like