Digite para buscar

Publicidade e Política – Tio Sam

Rafael Andrade 21 de Fevereiro de 2013
Share

Tio sam 01

Você com certeza já viu essa imagem em algum lugar. Para você que não conhece, este é o Tio Sam, ou Uncle Sam para os americanos.

Documentos históricos revelam que o termo Tio Sam foi criado por soldados estadunidenses em 1812 no norte de Nova Iorque.
Se trata de uma brincadeira feita com a inscrição U.S. (United States) que vinha estampada nos barris de carne que os alimentavam.
De forma satírica, interpretaram U.S como Uncle Sam (Tio Sam), fazendo referência a Samuel Wilson, dono da empresa que fornecia os barris.

Em 1870, o cartunista Tomas Nast representou o desenho de Tio Sam, segundo muitas fontes, baseado na figura de Abraham Lincoln (ex-presidente americano e herói nacional).
Ele foi retratado como um senhor que portava uma cartola branca e roupas com as cores da bandeira dos EUA.

Acontece que a imagem do velho Sam ganhou enorme simpatia da população. Com isso, James Flagg, em 1917, alterou o desenho a pedido das Forças Armadas.
Tio Sam passou a ter o dedo apontado para frente e inseriu-se a inscrição ”I Want You” (”Eu Quero Você”) junto a seu desenho.

Tio Sam 02

O que seria uma jogada de marketing para o recrutamento de soldados para a Primeira Guerra Mundial, é hoje considerado um dos símbolos mais famosos do mundo.
Além de ser a principal personificação do Estado americano atualmente.

Tags:
Rafael Andrade

Jovem estudante, amante de publicidade, mineirinho e cruzeirense de coração, apaixonado por rock clássico e história, dependente químico de Coca-Cola, adepto do bom humor, adoro ler Marx ou qualquer título da boa literatura em um lugar calmo e frio.

  • 1

You Might also Like