Digite para buscar

O que um Analista de Mídias Sociais precisa saber?

Emmanoel Messias 18 de Abril de 2013
Share

Hand holding a Social Media 3d Sphere

Há quem pense que ser um Social Media é coisa fácil. Oi? Social o quê?

Ah, sim. Calma. Social Media é aquele profissional, inventado pelos americanos, que fica em torno de 12h por dia cuidando das redes sociais da empresa, marca, projeto ou o que mais você conseguir imaginar. Criado como quem não quer nada pra fazer o que ninguém estava querendo fazer. Aqui no Brasil chamamos esse profissional de Analista de Mídias Sociais, de marketing, de conteúdo, e outros nomes.

Quando me fazem essa pergunta, no título do texto, imediatamente aparece uma lista enorme na minha frente. Uma lista de redes, informações e programas/aplicativos relevantes para a formação de um Social Media e suas necessidades diárias. Essa lista vai de Facebook, hoje o mais aclamado e solicitado nos planejamentos estratégicos digitais, ao esquecido, abandonado, empoeirado Orkut. Sim, quem disse que não há mais campanhas por lá? Acredita-se que sim.
Agora imagina você todos os dias criando, gerindo relacionamento, fazendo postagens, analisando feedbacks e vez ou outra elaborando relatórios em ou de redes como:

Facebook (page, claro);
Twitter (ela não morreu, nem vai!);
Orkut (o faroeste quase-brasileiro);
Google+ (já aprendeu a usar?);
Foursquare (place);
LinkedIn (sua empresa já está lá? Não?! /o\ );
Blogs (wordpress, blogger, tumblr… Já ouviu falar de algum deles?);
Instagram, Flickr ou Pinterest (qual usar? OMG!);
YouTube, Vimeo, MySpace (ainda serve?);
Skoob, DiHiTT, Slideshare, Filmow, GetGlue, Ask.fm, SoudCloud e tantas outras.

Você vai precisar de tempo, paciência, motivação, muito feeling e o mais importante caso goste, muito café. Saber utilizar todas essas redes e tantas outras de forma que a marca não “pise na bola” é tarefa de um excelente Social Media ou Analista de Mídias Sociais, como preferir. Se manter atualizado, sempre informado com sites especializados e networking de qualidade também conta bastante no crescimento desse profissional. Uma última dica, porém de extrema importância: Vê se não vai aceitar salário de estagiário que estão oferecendo por aí, e caso aceite, assuma as responsabilidades.

Tags:
Emmanoel Messias

Community Manager na E2 Comunicação e Publicidade, voluntário do @onovojeito. Colaborador do @Plugcitarios_. Recife // Mundo · emmanoel.me

  • 1

You Might also Like