Digite para buscar

A publicidade é capaz de mudar os padrões de comportamento da sociedade?

Kauê Borges 23 de Abril de 2013
Share

sociedade2
Qual publicitário não fica bravo quando ouve alguém falando “isso é jogada de marketing”?
Marketing e publicidade existem sim – e quem não gosta? – mas será que nós publicitários somos tão poderosos ao ponto de CRIAR padrões de comportamento negativos á sociedade?

Não, a publicidade sozinha não CRIA padrões de comportamento! Mas sim, somos capazes de INTENSIFICAR uma tendência que está pré-disposta a acontecer.

A mulher e seu salto alto:
Muita gente acredita que a moda e a publicidade são os fatores que influenciaram e incorporaram o salto alto em nosso cotidiano. Errado! O salto alto foi criado na idade média para dar estatus á mulher, uma vez que sua riqueza era medida pela quantidade de tecido usado em seu vestido. Ou seja, quanto mais alta, mais tecido usado na roupa e mais rica era a mulher. Isso já era uma realidade muito antes da publicidade aparecer. Atualmente, os anuncios publicitários só fazem intensificar e prolongar o uso desse objeto de desejo feminino.

O mesmo acontece com diversos outros segmentos:
– Cigarro – se tornaria uma moda entre os jovens se não fosse o espirito de liberdade da sua época?
– FastFood – seriam tão famosos e lotados se o hábito de almoçarmos em casa (e não no trabalho) ainda predominasse?
– Celular – teríamos tantas marcas e campanhas se a tecnologia ainda fosse precária e cara quanto nos anos do seu lançamento?

Então quando alguém falar ironicamente que “isso é jogada de marketing”, cabe a você – publicitário – responder que a publicidade não cria padrões de comportamento, apenas intensifica uma tendência que está pré-disposta a acontecer. E mais, cabe a você também analisar se a influência de suas campanhas, clientes e produtos são positivas ou negativas á sociedade.

Tags:

You Might also Like