Digite para buscar

De onde veio a cor laranja do Banco Itaú?

Guilherme Pereira 10 de junho de 2013
Share

FOTOLARANJA2
Você já parou para pensar de onde vem a ideia para dar cores às marcas? Pode ter certeza que as escolhas não são feitas aleatoriamente, sempre tem um objetivo por trás. E o laranja do Itaú, você sabe de onde veio? Eu te conto.

As marcas de banco antigamente não tinham cor alguma com exceção do preto e, pensando nisso, surgiu ao Itaú a ideia de dar cor à sua marca para poder se diferenciar e se destacar das outras instituições financeiras, mas, principalmente, se destacar no cenário urbano em meio a todos os prédios cinzentos das grandes capitais.

A relação de amor entre a cor laranja e o Itaú se deu por volta dos anos 80, quando Francesc Petit, um dos fundadoes da agência DPZ, sugeriu que o banco deveria ter receber maior visibilidade, foi aí que ele sugeriu a utilização do laranja.

Petit na época disse: “Nós queríamos uma cor para dar mais modernidade na identidade visual e criar uma bandeira. E eu falei: ‘Olha, a cor laranja vai ser a cor do futuro, uma cor jovem’”.

Não demorou muito para a cor ser incorporada ao visual da marca, colorindo o interior das agências, os materiais impressos e, claro, a fachada das agências. Hoje há uma só pessoa que não reconheça de longe o tom laranja do Itaú.

Tags:
Guilherme Pereira

Publicitário atuante na área de Mídia, pós-graduado em MBA Marketing pela FGV. Sonhador, com sede de conhecimento, viciado em séries, adorador de cultura de internet e dono de uma sinceridade ácida.

  • 1

You Might also Like