Digite para buscar

Campanha criativa de Academia: Elimine os Excessos

Diogo Mattos 3 de outubro de 2013
Share

Ultimamente tenho focado muito nas propagandas entre o eixo Rio-São Paulo, não por preferencia ou descriminação, mas pelo fato de que as melhores propagandas ultimamente tem surgido dai, destes grandes polos criativos. Mas valorizo e acho mais bacana ainda quando vemos uma agência de outro estado que tem a mesma garra e criatividade acirradas do competitivo monopólio da propaganda. Recentemente a agência Artcom, do Espírito Santo, criou uma campanha bem legal para a Hangar academia. A campanha impressa encoraja o grande público a perder aqueles quilinhos a mais.

Elimine os Excessos

A campanha intitulada “Excessos” ( veja na galeria abaixo) mostra de forma bem humorada homens e mulheres vestindo uma camisa branca que traz em si a sombra de alimentos calóricos como hambúrguer, sorvete e pizza, sempre com a assinatura “Elimine os Excessos” .

O que me chamou a atenção e o que certamente sacudirá muitos sedentários por ai foi o tom humorístico e ao mesmo tempo simples de tratar de uma característica cada vez mais comum do sobrepeso ou obesidade, o que já vem preocupando muitos médicos Brasil a fora. É claro que neste ambiente quem mais ganha são as academias e personal trainers que atraem cada vez mais gente em busca de se adequar aos padrões de saúde requeridos.

Na minha visão, ai que a publicidade mais explora, onde aqui a redação muito bem elaborada por Thalmo Bregonci e Natalino Molaes bota o dedo na ferida de forma simples e criativa, mostrando que só assim a propaganda pode alcançar resultados. Obviamente, a direção de arte de Daniel Galvão e Giuliano Petroni contribuíram positivamente para a construção de uma imagem.

Nem tudo pode dar certo

Contudo, vale ressaltar que existem anseios e dúvidas naturais nesta campanha, como o uso de corpos atléticos por trás das camisas, o que deixam a ambiguidade na mensagem: a idéia era projetar o futuro e mostrar como pessoas acima do peso podem ficar malhando? Ou existiu um erro e na verdade a imagem deveria ser de pessoas um pouco acima do peso?

O segundo e ultimo ponto a acentuar é: Será que a mesma imagem e a mesma assinatura não poderiam ser replicados para outras academias? Qual seria o USP (Unique Selling Point ou proposition – O que ha de único) do anúncio?

Academia Hangar 01 Academia Hangar 02 Academia Hangar 03

Tags:
Diogo Mattos

Tenho 27 anos, sou publicitário, especializado em redação, recém formado em mídia e comunicação pela University of East London, localizada em Londres. Aqui estou, para agregar minha visão de redator publicitário ao fatos da publicidade atual que mais chamam nossa atenção. Também escrevo para o meu blog pessoal www.activebrain-diogo.blogspot.com, onde publico artigos em inglês e português sobre temas relacionados ao mundo da comunicação e mídia atual.

  • 1

You Might also Like