Digite para buscar

Desaparecidos no Facebook: este é seu perfil

Diogo Mattos 10 de outubro de 2013
Share

Maes da Se Facebook DESTAQUE

Seguindo minha proposta da semana de comentar apenas propagandas relacionadas a crianças, começo mais uma postagem comemorativa do dia das crianças. E para começar, nada mais justo do que uma bela ação digital da agencia Age Isobar para a ONG Mães da Sé, que foi lançada ontem (09/10). A campanha incita as pessoas a substituírem suas fotos do perfil do Facebook por fotos de crianças desaparecidas, algo que aproveita a onda de trocar fotos do perfil por fotos da pessoa quando criança.

A campanha se baseia no conceito: “Quer colocar uma criança no seu perfil do Facebook? Coloque uma que precisa ser vista” para viralizar as fotos das crianças desaparecidas que constam no banco de dados da Mães da Sé.

Uma bonita proposta

Para quem não conhece, a ONG Mães da Sé congrega famílias e amigos de pessoas desaparecidas, trabalhando em conjunto com as autoridades do país na busca por estas crianças. Para quem quiser se juntar a causa ou simplesmente conhecer a organização basta acessar o site www.maesdase.org.br. E quem quiser entrar nesta onda e trocar sua foto do perfil por a de uma criança desaparecida, basta acessar este site www.perfildesaparecido.com, escolher a foto e ajudar mais uma família que sofre.

O que acho de mais legal neste projeto (veja fotos abaixo) é a capacidade transformadora, onde fazendo uso das redes sociais podemos transformar um fato em ação concreta, em uma ajuda que não nos custa nada e que pode mudar vidas, salvar muitas crianças. É claro que por outro lado, a onda de mobilizar através das redes sociais não é de todo um movimento novo, vide os vários trabalhos que já foram feitos por diferentes agencias digitais, trocando foto de capa, cor, texto e até mesmo fotos do perfil. Mas esta da Age Isobar, com certeza mexe com o emocional e desperta a solidariedade por vezes escondida dentro de todos nós.

Outro ponto que devo ressaltar é o fator clichê de que “Uma imagem vale mais do que mil palavras” e que neste caso funciona muito bem. Quando se fala em propaganda online, especialmente para redes sociais, falamos também em texto, em palavras, que juntas numa bela frase podem tocar o coração, mover o público-alvo da cadeira, o que neste caso é quase nulo. A imagem de uma criança desaparecida acrescida de informações para contato já tocam o suficiente e falam muito. Apesar disso, um pequeno texto ainda faz-se necessário e se feito com muita criatividade e assertividade (como é o caso) não precisa nem dizer muita coisa. E aqui, o simples título “Nesse dia das crianças, meu maior presente é ser encontrado”, que se inclui em todas as fotos, já diz tudo e resumi toda a carga emocional em poucas palavras. Parabéns aos redatores Ricardo Porto, Cristiano Rodrigues e Henrique Mattos e ao diretor de criação Carlos Domingos pela exuberante ação.

Maes da Se Facebook 1 Maes da Se Facebook 2

Tags:
Diogo Mattos

Tenho 27 anos, sou publicitário, especializado em redação, recém formado em mídia e comunicação pela University of East London, localizada em Londres. Aqui estou, para agregar minha visão de redator publicitário ao fatos da publicidade atual que mais chamam nossa atenção. Também escrevo para o meu blog pessoal www.activebrain-diogo.blogspot.com, onde publico artigos em inglês e português sobre temas relacionados ao mundo da comunicação e mídia atual.

  • 1

You Might also Like