Digite para buscar

A sua marca agrega valor online?

Emmanoel Messias 7 de novembro de 2013
Share

x-default

Está lançado o desafio do ano: Faça sua marca agregar valor. Não, não estamos tirando onda só por que agora você conhece os “10 mandamentos do Rei do Camarote” ou do “Boteco”. Estamos falando sério. Sua marca não pode deixar de agregar valor online, desde o planejamento estratégico até a execução daquele post ‘engraçadinho’ de final de sexta-feira.

Não estamos dizendo isso por mero “menos mimimi” e “mais conteúdo”, e sim porque já é sabido que sua marca não está nas mídias digitais, colocando a conta em risco, simplesmente para gerar leads, conversões e fidelização, mas também, e principalmente, afim de levar algo a mais na qualidade de vida de seus clientes.

E como fazer isso? Simples, conheça o seu consumidor. Em tempos de internet, quem entende que antes do “ser consumidor” está o “ser humano” é rei. É assim com as marcas queridinhas, Ponto Frio e Netflix, quando o assunto é relacionamento, lá estão elas dando bons exemplos.

Por falar em relacionamento, esta é palavra de lei para garantir o valor de sua marca e aqui vale seguir à risca sua definição: Ato ou efeito de relacionar. Amizade, proximidade constante, intimidade.

Pra você entender melhor vamos esclarecer. Sua marca na prática precisa agir:

1. Com amizade

Além de compreender, o que demandará atenção total à necessidade de seu cliente, ouvi-lo será disparado sua melhor “ferramenta” no primeiro momento, e sempre. Sua marca precisará se tornar conhecida como aquela que escuta, escuta e depois ainda escuta mais um pouco, sem medo e sem pressa.

2. Ser próximo, constantemente.

Sabe aquela resposta quase que imediata? Aquela que seu cliente nem acreditava que fosse ser respondida tão rápido. Essa mesmo, mas não só isso. Sabe aquela resolução dentro do prazo estabelecido por sua marca? Aquela que deixou o cliente satisfeito, com um mega sorriso no rosto, e que de quebra, lhe rendeu 10 indicações oriundas do bom e velho “Boca a boca”.

3. Ser íntimo

Quando conversamos com pessoas que não conhecemos, nossa postura, nosso jeito de agir e até nosso vocabulário, quase sempre, é diferente. O mesmo não acontece quando estamos numa roda de amigos, onde geralmente dizemos aquilo que pensamos e somos nós mesmos. Ser íntimo do seu cliente e faze-lo sentir-se numa roda de amigos. Ele saberá que será ouvido e entendido. Fale de maneira direta e clara, não o trate como se não o conhecesse, como se entre vocês existisse uma barreira intransponível. Muitas reclamações são oriundas do mal atendimento ou, na pior das hipoteses, a falta dele. E aqui voltamos ao primeiro ponto, escute, escute e escute de novo. Faça sua marca (sua equipe) se viciar em atender bem seu maior tesouro: o cliente.

Agregue valor na comunicação digital de forma consistente. Agregue valor na vida do seu cliente, não apenas venda algo ou preste um serviço. Sua marca pode ir além. Ela pode gerar impacto. Pode tornar a experiência algo inesquecível. Já imaginou o retorno disso?

Tags:
Emmanoel Messias

Community Manager na E2 Comunicação e Publicidade, voluntário do @onovojeito. Colaborador do @Plugcitarios_. Recife // Mundo · emmanoel.me

  • 1

You Might also Like