Digite para buscar

Tags: , ,

Falando sobre mídia: internet

Diego Luís 12 de novembro de 2013
Share

internet

A internet influenciou no comportamento das pessoas como jamais outro meio foi capaz. Todos estão conectados, independente do lugar e do horário. As pessoas fazem compras, relacionam-se uma com as outras e entram em contato com marcas diariamente pela web.

E é por isso que os investimentos em publicidade online não param de crescer. Atualmente a internet arrecada mais investimentos publicitários do que mídias mais tradicionais como o jornal, a revista e o rádio, ficando atrás somente da televisão.

Segundo o IAB (Interactive Advertising Bureau), os investimentos em publicidade online totalizaram R$ 4,5 bilhões em 2012. A participação do investimento online chega a 11,8%. O instituto ainda projeta que até o final de 2013 os investimentos chegarão a 31,8%, totalizando R$ 6 bilhões.

Não é a toa que os investimentos em internet crescem significativamente. Hoje em dia estar na internet não é uma vantagem competitiva para uma empresa, é uma obrigação. Confira algumas vantagens e desvantagens desse meio.

• Vantagens:

Interatividade: a internet possibilita a interação com usuários como nenhuma outra mídia pode oferecer. Além disso, é uma ótima maneira de relacionar-se com os públicos de interesse de uma empresa.

Baixo custo: comparada com mídias mais tradicionais como a Televisão, por exemplo, não exige grandes investimentos.
As ações para a internet contém um custo bem inferior, podendo não conter custo algum dependendo da ação realizada.

Alcance: As ações realizadas na internet podem obter grande alcance. Pessoas do mundo inteiro podem ser impactadas por uma ação. As pessoas também podem ter conhecimento sobre o negócio, produto ou marca, sem sair do lugar onde estão e a qualquer hora do dia.

Seletividade: As ações realizadas na internet podem ser segmentadas para o publico desejado. Por exemplo, uma campanha realizada na web poderá ser direcionada ao publico desejado com mais eficácia.

Mensuração: As campanhas podem ser monitoradas e mensuradas através de informações como o tempo que o usuário ficou em um site, o número de visitantes, tempo que um internauta ficou navegando em um site, região onde o site foi acessado.

• Desvantagens:

Filtros: Programas anti-spam e antipop-up podem bloquear a mensagem publicitária, fazendo com que o internauta não tenha conhecimento da informação que deve ser transmitida.
Exclusão: Infelizmente a exclusão digital ainda é considerável no Brasil. Principalmente em classes de menor renda o preço de computadores, smartphones, tablets que possibilitam o acesso à internet são muito caros. Ou seja, ainda há um baixo alcance nas faixas mais populares.

Saturação de informações: A quantidade excessiva de informações na tela pode gerar a saturação da mensagem ou passar despercebida. Além disso, a quantidade de informação também gera a poluição visual.

Tags:
Diego Luís

Pós-Graduando em Marketing Digital pela Universidade do Sagrado Coração. Formado em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas de Bauru. Já atuou em agência e produtora como redator e gestor de mídias sociais. É produtor de conteúdo no Café com Galo e, também, colunista com mais de 70 artigos publicados. No Plugcitários atua como colunista desde 2012 e possui mais de 100 artigos publicados. Entre um texto aqui e outro ali encontra tempo para assistir aos episódios de suas séries favoritas.

  • 1

You Might also Like