Digite para buscar

Marcas Brasileiras: Uma História de Sucesso – Parte 3

Diogo Mattos 14 de novembro de 2013
Share

marcas brasileiras

Continuando a série de postagens especiais iniciadas na última semana sobre marcas Brasileiras, hoje teremos mais quatro marcas que deixaram seu legado: Havaianas, Itaú Unibanco, Guaraná Antárctica e Itaipava.

Havaianas

Famosa marca de sandálias de borracha, foi fundada em 1962 em São Paulo onde também é fabricada pela empresa São Paulo Alpargatas, do grupo Camargo Corrêa. A marca atualmente comercializa cerca de 162 milhões de sandálias  em mais de 200 mil pontos de venda, com exportações chegando a 22 milhões de pares. As vendas das sandálias já representam metade do faturamento da empresa que fechou o ano passado com 1,6 bilhão de reais.

O crescimento significativo da companhia está com certeza associado a seu investimento em marketing da marca que é de cerca de 12% a 13% do faturamento total, um feito que exige um alto padrão de qualidade. Em seu histórico, a Havaianas passou por uma grande crise em 1994, quando as vendas caíram significativamente. A estratégia para se reerguer veio com o lançamento da Havainas top, a primeira cara mais fashion da marca. Hoje, a Havaianas é tida como referência em moda e estilo no quesito sandálias, passando também a comercializar outros tipos de calçados numa linha não convencional.

Seu boom na propaganda deve-se a Chico Anísio, que em 1967 emplacou o bordão “As Legítimas”. Suas propagandas, hoje assinadas pela AlmapBBDO, são referência no Brasil com campanhas históricas estreladas por célebres artistas Brasileiros. A mais recente foi a inteligentíssima “cantada” na atriz Cléo Pires, que você pode conferir neste artigo feito para nosso blog parceiro.

Itaú Unibanco

Banco Brasileiro formado em 2008 a partir da fusão de duas das maiores entidades financeiras do país, o Banco Itaú Holding Financeira e o Unibanco. Em Agosto de 2009 juntou suas operações de seguro com a Porto Seguros. Atualmente atua em 20 países, tem 33 mil pontos de atendimento, 4 mil agências no Brasil e 28 mil caixas eletrônicos. Foi eleita pelo Great Place to Work Institute como uma das cem melhores empresas do mundo para se trabalhar e em Abril de 2012 foi classificada como a 30ª maior empresa do mundo.

Seus valores baseiam-se em 10 grandes pilares: foco no cliente, liderança ética e responsável, foco na inovação e inovação com foco, agilidade no serviço, brilho nos olhos, humildade, sonho grande, paixão pela performance, trabalho em equipe e serviço simples. Também mantem o portal da sustentabilidade, onde mostra que preza pela sustentabilidade ao agregar valor para o cliente.

Sua propagandas são, na minha opinião, uma das mais legais e inteligentes da atualidade, surpreendendo o público ao mostrar que “é muito mais que um banco” e modifica a vida das pessoas. Atualmente incentiva a leitura com propagandas geniais para revista, TV e cinema. Recentemente publiquei neste blog uma serie de artigos sobre campanhas geniais do Itaú, confira aqui:  Artigo 01 e Artigo 02.

Guaraná Antárctica

Marca pertencente a Ambev foi lançado no Brasil em Maio de 1921pela então Companhia Antarctica Paulista com o nome de Guaraná Champagne Antárctica. Devido a seu sucesso e popularidade, a Coca-Cola acabou por lançar uma marca também com o sabor de guaraná. Em 1962, viu-se a necessidade de ser produzir o extrato do guaraná em outra localidade que não a já tradicional São Paulo, estabelecendo a unidade industrial Maués. Em 1971, visando a melhoria na qualidade da matéria prima, iniciou-se o plantio na fazenda Santa Helena, o que permitiu um maior estudo e aprofundamento da cultura do guaraná.

Seus produtos são hoje comercializados em garrafas Pet de vários tamanhos, que variam desde 600 ml até 3,3 litros. Além disso, as já populares latinhas de 350 ml continuam sendo vendidas, seja na versão original ou na versão zero. E agora as garrafas retornáveis de vidro, que seguem a tendência da econômia e sustentabilidade. Atualmente, o guaraná Antarctica está entre as quinze marcas de refrigerantes mais vendidas no mundo.

Itaipava

Marca de cerveja Brasileira pertencente ao Grupo Petrópolis, detentora de marcas de cerveja, não alcoólicos e vodcas, todas produzidas em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Se subdivide em Itaipava Pilsen, premium, fest, chopp, Malzbier, chopp black, zero álcool e a recém lançada Itaipava light, cada uma com suas especificidades e sabores.

Sua marca hoje tem investido fortemente em patrocínio a eventos automobilísticos realizados por todo Brasil. Está presente na Stock Car, Fórmula 3, no GT Brasil, campeonato Brasileiro GT-3, Troféu Maserati, Copa Renault Clio e Fórmula Truck. Este ano a cervejaria deu seu nome a um estádio de futebol em Pernambuco para a copa do mundo 2014, a Itaipava Arena Pernambuco.

Não percam em breve a última parte desta série especial!

Tags:
Diogo Mattos

Tenho 27 anos, sou publicitário, especializado em redação, recém formado em mídia e comunicação pela University of East London, localizada em Londres. Aqui estou, para agregar minha visão de redator publicitário ao fatos da publicidade atual que mais chamam nossa atenção. Também escrevo para o meu blog pessoal www.activebrain-diogo.blogspot.com, onde publico artigos em inglês e português sobre temas relacionados ao mundo da comunicação e mídia atual.

  • 1

You Might also Like