Digite para buscar

Falando sobre mídia: mídia alternativa

Diego Luís 18 de novembro de 2013
Share

Que o universo publicitário é saturado de anúncios e mensagens todos já sabem. Todos os dias novas informações e anúncios são inseridos para que a sociedade tome conhecimento das mesmas. Mas, devido ao grande número de informações transmitidas diariamente, muitas dessas mensagens correm o risco de passarem despercebidas. Para que isto não aconteça, empresas procuram, cada vez mais, alternativas para apresentar um conteúdo de uma forma diferente e que chame a atenção.

Com a necessidade de encontrar meios que sejam eficientes, possuam bons custos-benefícios e impactem as pessoas, marcas têm investido em mídias alternativas. Pode ser considerada uma mídia alternativa, toda a ação que fuja dos meios tradicionais (Cinema, Jornal, Rádio, Revista e TV), mídia exterior (Outdoor e Painéis) e Internet. A principal característica de uma mídia alternativa é a inovação e, na maioria das vezes, criatividade das peças, além do oportunismo.

Anunciantes sempre buscam encontrar soluções apropriadas, inovadas e diferenciadas para se comunicarem com seus respectivos públicos de interesse. Segundo Kotler e Armstrong, as mensagens publicitárias de hoje precisam ser mais bem planejadas, mais imaginativas e gratificantes para os consumidores. Em outras palavras, envolver o consumidor com a comunicação.

Porém, a verba investida em ações publicitárias está cada vez menor. Nesse contexto, agências de publicidade e propaganda têm procurado por alternativas que não demandem tanto custo. E que sejam tão eficientes e impactantes quanto qualquer outra mídia. É ai que surgem as mídias alternativas no planejamento de uma campanha.

Além de o fator inovação ser uma grande vantagem competitiva (afinal, quem é pioneiro no mundo publicitário se destaca), a escolha de uma mídia alternativa também é capaz de gerar apelo emocional no público, com menor investimento por parte do anunciante. Em tempos, onde a internet faz parte da vida das pessoas, a mídia alternativa por fugir de formatos padronizados de propaganda gera grande boca-a-boca nas redes sociais.

Confira algumas criativas ações alternativas:

Midia Alternativa 01 Midia Alternativa 02 Midia Alternativa 03 Midia Alternativa 04 Midia Alternativa 05 Midia Alternativa 06 Midia Alternativa 07 Midia Alternativa 08 Midia Alternativa 09 Midia Alternativa 10 Midia Alternativa 11 Midia Alternativa 12 Midia Alternativa 13

Tags:
Diego Luís

Pós-Graduando em Marketing Digital pela Universidade do Sagrado Coração. Formado em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas de Bauru. Já atuou em agência e produtora como redator e gestor de mídias sociais. É produtor de conteúdo no Café com Galo e, também, colunista com mais de 70 artigos publicados. No Plugcitários atua como colunista desde 2012 e possui mais de 100 artigos publicados. Entre um texto aqui e outro ali encontra tempo para assistir aos episódios de suas séries favoritas.

  • 1