Está previsto para o segundo semestre de 2014 a medição de audiência feito pelo instituto alemão GfK. Recentemente foi formalizada uma carta de intenções entre quatro grandes emissoras (Band, SBT, Record e RedeTV) e o instituto, para viabilizar o processo de medição de audiência.
A reunião entre as quatro emissoras citada se deu pelo fato de elas acharem que os dados do Ibope nem sempre foram coerentes, uma vez que sempre a Globo garantia os melhores resultados em audiência. Do outro lado, a GfK já tinha intenções de adentrar o mercado brasileiro, então o momento para a negociação não poderia ser mais propício.
As medições do instituto alemão devem iniciar a partir do segundo semestre de 2014 na Grande São Paulo e Grande Rio de Janeiro e, gradualmente, expandir para outras praças: Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Distrito Federal, Campinas, Goiânia, Grande Vitória, Belém, Manaus e Florianópolis.
O contrato foi estimado para durar cinco anos pelo valor de US$ 100 milhões. Já os preços de pesquisa deverão ser até 40% mais baratos que do concorrente. Com essa parceria firmada, o Ibope já começou a se mexer para expandir a medição na TV paga.