Digite para buscar

Tags: , , ,

Lula protagoniza paródia sobre campanha da Volvo com Van Damme

Diogo Mattos 26 de novembro de 2013
Share

parodia volvo lula

Na Última semana, meu colega colunista Felipe Barcellos, publicou aqui um interessante artigo sobre o mais recente vídeo da campanha da Volvo que contava com Jean-Claude Van Damme protagonizando a famosa cena com as pernas esticadas sobre dois caminhões da marca. Pois bem, alguns dias depois da mesma ser lançada, correu na Internet uma paródia bem humorada ao filme substituindo a face do artista pela do nosso “querido” ex-presidente Lula.

Na paródia (assista abaixo), Lula, com sua voz característica, conta um pouco da história do PT e dos princípios (duvidosos) que o partido se baseava como a ética, os bons costumes, a defesa do povo e a dignidade. Ele aproveita também para lamentar as derrotas que tiveram em 1989, 1994 e 1998 e afirma que cansados de perder tiveram de deixar de lado os princípios para vencer unindo-se aquele time bacana que conhecemos bem: Sarney, Garotinho, Jader Barbalho, Maluf, color, enfim, todos aqueles que já estamos cansados de ver por ai.

No fim, ele fala do escândalo da corrupção e de como o partido preservou e defendeu seus “companheiros”. Por fim, ele diz: “Novamente, faremos tudo para continuar no poder. Esse é o PT do século 21”, o que é enfatizado por escrito no final do filme.

Criado pelo empresário de Marketing Político digital Pedro Guadalupe, a brincadeira estica bem o texto falado originalmente pelo ator para focar um pouco no PT e meio que caçoar com todos os acontecimentos recentes do partido. Foi realmente uma bela sacada utilizar Lula para isso, pois ele foi o maior responsável pela escândalo acontecido, o que da mais veracidade a toda a cena. A meu ver, tudo passa então a ser uma questão política, um “teste” com a veracidade das informações ao invés do teste com o carro propriamente dito. Vemos neste caso que o tom de crítica é muito forte, deixando a marca Volvo de lado para falar de questões sérias da política com uma pitada ácida de humor. Aliás, a crítica e o humor andam juntos o tempo todo quando falamos em paródias, caso esse que vou analisar mais a fundo na minha próxima postagem que também trará um passo-a-passo para criação de uma paródia de sucesso. Até lá!

Tags:
Diogo Mattos

Tenho 27 anos, sou publicitário, especializado em redação, recém formado em mídia e comunicação pela University of East London, localizada em Londres. Aqui estou, para agregar minha visão de redator publicitário ao fatos da publicidade atual que mais chamam nossa atenção. Também escrevo para o meu blog pessoal www.activebrain-diogo.blogspot.com, onde publico artigos em inglês e português sobre temas relacionados ao mundo da comunicação e mídia atual.

  • 1