Digite para buscar

Globo unifica torcida e bola da copa em seu mais recente comercial

Diogo Mattos 10 de dezembro de 2013
Share

somos um so globo

Na última Sexta-feira , dia em que foram sorteadas as chaves dos jogos da copa do mundo 2014,  foi lançado o filme “Bola” em horário nobre da programação Globo. Criado pela comunicação da Globo, o comercial, que tem locução de Ithamar Lembo, traz como posicionamento o slogan “Agora somos um só”.

O filme (assista no final do post) inicia com um close dos gomos de uma bola de futebol sendo costurados, mostrando em seguida a mão que o faz para em seguida mostrar o resultado final: a bola pronta, sendo colocada sobre uma mesa. Tudo isso é acompanhado pela voz em off do locutor que começa por narrar as emoções de uma torcida, que vibra e comemora juntas, se tornando uma só vibração, uma mistura única e tudo isso se traduz na magica da copa. O final, a assinatura é feita com o slogan e o logomarca da emissora, que logo se evidencia.  A bola colorida que vemos se torna então apenas mais uma forma de enfatizar essa tal diversidade da torcida unificada em um objeto importante para ela.

Ótimo roteiro, brilhante imagem

Antes de tecer meus comentários gostaria de esclarecer uma coisa para evitar qualquer mal entendido. Não quero aqui vangloriar ou idolatrar a emissora Globo, estou apenas falando em termos de propaganda em si, nada além.

Com roteiro bem escrito e direto ao ponto, o oportuno comercial me parece uma estratégia que acertou em cheio seu público alvo. A grande maioria dos brasileiros se identifica ou idolatra futebol e em momentos de preparação para copa do mundo, acredito que qualquer comercial que saia agora será muito bem vindo. Porém, este vídeo foi além do qualquer coisa e tocou no coração da torcida, utilizando-se deles como uma ferramenta de ação.

Apesar de se tratar de uma técnica comumente usada na publicidade, a idéia de pertencer a algum grupo social parece ter sido bem incorporada ao roteiro e as imagens e sons que o acompanham. A narração dos momentos de torcida aliadas a produção da bola da copa, parecem tão indissociáveis que não consigo ver uma coisa sem a outra. A imagem da bola no final e o slogan se complementam ainda mais, pois o que vemos durante os 30 segundos do anúncio foi a torcida sendo associada e ligada a bola cada vez mais, para no final não apenas parecer mas realmente ser um só.

Parabéns aos criativos Sergio Valente, Mariana Sá e Rafael Artissian pela brilhante idéia em si e pela tradução textual divertida e ao diretor de arte Jarbas Agnelli, que também assina a trilha sonora e nos brinda com uma divertida e inteligente peça.

E já que estou falando de uma propaganda da Globo, não perca na próxima postagem uma análise minha de toda a reformulação de marca ou rebranding da emissora feita neste final de ano. Até lá!

Tags:
Diogo Mattos

Tenho 27 anos, sou publicitário, especializado em redação, recém formado em mídia e comunicação pela University of East London, localizada em Londres. Aqui estou, para agregar minha visão de redator publicitário ao fatos da publicidade atual que mais chamam nossa atenção. Também escrevo para o meu blog pessoal www.activebrain-diogo.blogspot.com, onde publico artigos em inglês e português sobre temas relacionados ao mundo da comunicação e mídia atual.

  • 1

You Might also Like