Digite para buscar

Os melhores cases com tema natalino de 2013

Diogo Mattos 24 de dezembro de 2013
Share

campanhas de Natal

Nesta véspera de natal nada mais pertinente do que um especial natalino e como o assunto aqui é publicidade nada melhor do que uma análise de alguns cases com a temática natalina que considero os mais criativos do ano. Primeiramente é importante pontuar com clareza o que significa este tipo de comercial em termos comerciais.

Categorizado como anúncio de oportunidade, feitos para aproveitar uma determinada fase da empresa ou época do ano, este tipo de propaganda não tem nenhum vinculo a um job especifico, ou seja já são preparados com antecedência. De acordo com Stalimir Vieira em seu livro “Redação Publicitária Sedução pela palavra” os anúncios oportunistas que trabalham com datas previsíveis universais, como o natal, tem como objetivo marcar a presença institucional e mostrar ao consumidor que aquele dia especial é estimado pela empresa anunciante. Além disso, não importa a categoria de produtos e seu anunciante, o interessante é que em todas as propagandas vemos em comum o elemento emoção ou afeto. Sendo assim, vamos agora as análises:

Apple – Holiday 

Nesse lindo comercial vemos um menino, que pode representar qualquer membro na família, vidrado em seu iphone enquanto perde momentos de natal em família. No final, o mesmo garoto surpreende com um bonito filme que ele fez durante os momentos em que todos achavam que ele os havia trocado por um iphone.

Este é um brilhante filme que não só emociona por trazer todo o ambiente natalino, mas também sabe capturar bem a relação que cada cliente tem com os produtos Apple. Isso gera mais lealdade a marca junto aos consumidores já existentes e ainda se prospecta como potencial para aqueles que ainda não se renderam aos “encantos” da tecnologia Apple. Abaixo vocês podem assistir ao comercial e ao vídeo feito pelo menino.

Westjet – O milagre do Natal

Este vídeo já foi tema de um brilhante post de Cláudio Fonsêca e realmente se consolidou como um dos melhores filmes de natal já feitos, na minha opinião.

No filme vemos toda a ação da companhia que coloca uma grande tela eletrônica no meio do saguão de embarque de um aeroporto. Dentro dela vemos um papai noel vestido nas cores da Westjet perguntando aos passageiros o que eles gostariam de presente de natal. E numa ação conjunta e trabalhosa funcionários da empresa anotam todos os pedidos e saem as compras em cinco times estrategicamente montados. Ao chegarem ao destino e irem pegar suas bagagens os passageiros se deparam com seus pedidos materializados e o papai noel da “máquina”, que reaparece para saudá-los.

Na minha opinião o filme não é apenas uma propaganda de natal da empresa, é uma tremenda atividade de marketing promocional da companhia área e um belo exemplo do storytelling bem executado, que reforça a relação dela com seus clientes e os fideliza ainda mais, mostrando que apenas eles podem realizar seus desejos. Parabéns a agência Studio M e a própria WestJet que investiram pesado e realmente demonstraram que podem ir além por seus passageiros.

Unicef – The Good Guys Christmas

Uma campanha também bastante acessada e comentada é a “The Good Guys Christmas” criada pela Forsman & Bodenfors para Unicef da Suécia. A inteligente série de vídeos sugere uma ceia de natal nada convencional formada por Jesus Cristo, Madre Teresa de Calcutá, Gandhi e uma pessoa comum. A ideia central é simples: mostrar que não é preciso sacrificar sua vida, viver na santidade ou extrema pobreza (representados pelos personagens principais a mesa) para realizar um bem ao mundo.

Os anúncios, falados em inglês com legendas em sueco para facilitar o entendimento mundial, é muito bem produzido e traz uma mensagem clara e simples de como ajudar ao próximo independe de quem você seja. Certamente uma bela ação da entidade e bela concepção e execução da agência.

Kmart – Show your Joe

Esse inteligente filme também já foi tema de uma interessante postagem aqui feita por Guilherme Pereira e de certa forma também marcou o final de ano com mais uma ótima propaganda natalina.

O vídeo, elaborado pela DraftFCB de Chicago para a rede de lojas de departamento Kmart, foi muito comentado e criticado assim que se foi exibido na televisão e se tornou viral na Internet. Como Guilherme menciona, grande parte do publico o julgou apelativo, vulgar e “nojento”, mas se o objetivo era chamar atenção para as samba-canção, acredito que este foi alcançado com êxito.

Coca-Cola e Spoleto – Mesa Compartilhada

Para fechar com chave de ouro esse post especial de natal, um comercial Brazuca legítimo. Criado pela Artplan para o Spoleto e Coca-Cola numa ação conjunta e inédita. Focando na idéia de que a correria do dia-a-dia acaba por nos afastar do que a vida tem de melhor, o filme nos mostra que completos desconhecidos podem quebrar a barreira e se tornar amigos.

O vídeo começa nos mostrando pessoas comendo normalmente em uma loja Spoleto enquanto em outro take vemos uma grande mesa redonda sendo montada e decorada no meio da loja, sendo apelidada de “Mesa Compartilhada” apresentando no caixa a opção da Coca-Cola para acompanhar a refeição. O que vemos a seguir é que as pessoas, sem muita opção de espaços “solitários” para sentar acabam por aceitar dividir um mesão redondo com pessoas que não conhecem. O resultado não podia ser outro senão pessoas que nunca tinham se visto conversando alegremente enquanto comem.

No final lemos o texto: “Nesse Natal Compartilhe” e subsequentemente a pergunta “O que?” Feita instintivamente pelo espectador é respondida: compartilhe amor, sorrisos, amizade e felicidade, o grande conceito da Coca que sempre se materializa em suas campanhas. E no final uma grande mensagem de natal que você poderá acompanhar no vídeo abaixo.

O interessante é como mais uma vez o conceito da Coca foi bem aplicado e aliado a uma rede que a pouco era considerada como um serviço que não dava atenção a seu consumidor, resultando numa inteligente mistura. Parabéns Artplan pelo excelente trabalho e pela mensagem super inteligente, simples e criativa, uma mistura que certamente não pode faltar nem no natal e nem na vida.

Tags:
Diogo Mattos

Tenho 27 anos, sou publicitário, especializado em redação, recém formado em mídia e comunicação pela University of East London, localizada em Londres. Aqui estou, para agregar minha visão de redator publicitário ao fatos da publicidade atual que mais chamam nossa atenção. Também escrevo para o meu blog pessoal www.activebrain-diogo.blogspot.com, onde publico artigos em inglês e português sobre temas relacionados ao mundo da comunicação e mídia atual.

  • 1

You Might also Like