Digite para buscar

Dia do Fotógrafo: conheça os trabalhos de grandes fotógrafos conhecidos mundialmente

Ana Claudia Roges 8 de Janeiro de 2014
Share

Em 1826, o francês Joseph Nicéphore Niépce iniciou o processo de criação e invenção da fotografia. Para a concepção do material fotográfico foram necessários anos de estudos e descobertas, até mesmo para o filme fotográfico colorido. E claro, os resultados não puderam ser atribuídos à autoria de um homem só.

Muitos cientistas pesquisaram sobre os materiais fotográficos a fim de melhorá-los e aperfeiçoá-los acompanhando a evolução para a era digital, aliados a muita criatividade e estilo.

Enfim, existem diversas listas com grandes fotógrafos e neste post lhes apresento alguns de extrema competência. Há fotógrafos famosos por determinada foto e outros por possuírem estilos bem ousados. Confira:

Philippe Halsman

Muito conhecido por retratar celebridades e demais famosos para grandes jornais, revistas e agências de publicidade. Muitas de suas fotos não haviam sido retocadas e nem editadas, logo, diversas tentativas foram realizadas até chegar no resultado final desejável.

01 Philippe Halsman 01 Philippe Halsman-Audrey Hepburn 01 Philippe Halsman-Pintor Dali_Resvista LIFE_sem retoque 01 Philippe Halsman-Woody Allen
Yousuf Karsh

Após retratar o primeiro-ministro do Reino Unido e escritor Winston Churchill,  Yousuf Karsh se tornou famoso. Certamente você já deve ter visto diversos retratos sem saber que eram do fotógrafo armêno.

02 Yousuf Karsh 02 Yousuf Karsh-Albert Eistein 02 Yousuf Karsh-Madre Tereza 02 Yousuf Karsh-Winston Churchill

Henri Cartier-Bresson

Largou a carreira de pintor quando ganhou a sua câmera fotográfica e hoje é considerado o pai do fotojornalismo moderno.

03 Henri Cartier-Bresson 03 Henri Cartier-Bresson-foto1 03 Henri Cartier-Bresson-foto2 03 Henri Cartier-Bresson-foto3

James Nachtwey

Pela revista Time, James Nachtwey ficou muito conhecido por alguns dos maiores conflitos do século XX.

04 James Nachtwey Waving 04 James Nachtwey Waving-foto1 04 James Nachtwey Waving-foto2 04 James Nachtwey Waving-foto3

Jerry Uelsman

Suas fotografias exploram bastante as sobreposições e as montagens para obter os resultados mais incríveis.

05 Jerry Uelsman 05 Jerry Uelsman-foto1 05 Jerry Uelsman-foto2 05 Jerry Uelsman-foto3

Steve McCurry

Especializou-se em fotojornalismo e um de seus trabalhos mais conhecidos é a foto conhecida como “Garota Afegã”, tirada em 1984. McCurry foi um dos maiores colaboradores da revista National Geographic.

06 Steve McCrurry 06 Steve McCrurry-foto1 06 Steve McCrurry-foto2 06 Steve McCrurry-foto3

Helen Levitt

Sua especialidade era o cotidiano e fez isso por 60 anos na cidade de Nova Iorque. Aos que gostam de retratar o cotidiano estudar um pouco mais da sutileza de Helen Levitt, eu particularmente, recomendo. Nos museus San Francisco Museum of Modern Art, o Metropolitan Museum of Art e o Centre National la Photography in Paris encontra-se em exposição um pouco mais de seus trabalhos.

07 Helen Levitt 07 Helen Levitt-foto1 07 Helen Levitt-foto2 07 Helen Levitt-foto3

Annie Leibovitz

Rolling Stone, Vanity Fair e Vogue são revistas com grande número de exemplares em venda e suas fotos como capa. Fotografando a popularidade e a “vida dos famosos” em forma de ensaio fotográfico.

08 Annie Liebovitz 08 Annie Liebovitz-A Pequena Sereia 08 Annie Liebovitz-AngelinaJolie 08 Annie Liebovitz-Keith Richards

Via

Tags:
Ana Claudia Roges

Nasceu Ubatubense há 28 anos. Formada em Publicidade e Propaganda, atuante na área desde 2009 e fotógrafa. As diversas tatuagens espalhadas pelo corpo dita o que tem como direito e dever: "a liberdade". Um amor pela dança na qual só realiza algo com uma trilha sonora e dona de uma sinceridade que é confundida com teimosia, mas sempre autêntica.

  • 1