Digite para buscar

MTS apresenta bebê conectado em novo filme

Diogo Mattos 27 de Fevereiro de 2014
Share

bebe conectado

Todo publicitário que se preze está cansado de saber que propagandas com crianças e “bichinhos” são os dois grandes clichês da publicidade e que devem ao máximo ser evitados. Contudo, toda vez que ocorre aquele bloqueio criativo ou quando recebe-se um job muito complexo, passível de erros, alguns acabam lançando mão destes lugares-comuns mesmo, pois a chance de qualquer equívoco acontecer diminui sensivelmente. Mas isso não seria uma demonstração de falta de criatividade? Não, muito pelo contrário, é um grande exercício para ela, pois quem sabe fazer propagandas altamente criativas utilizando-se de clichês é um achado e deveria ganhar um prêmio por isso.

Para provar que é possível ser criativo usando clichês, a agência Creativeland Asia, da Índia, deixou todos de boca aberta ao colocar no ar um vídeo para a MTS onde um bebê é o grande protagonista da história.

No filme (que você pode ver ao final do post), intitulado “The Internet Baby” (O bebê da Internet, em português), vemos uma mãe na mesa de parto sendo encorajada pelo medico a fazer força para que a criança saia de seu ventre. Em seguida vemos o bebê surgindo por trás do lençol, fazendo com que o doutor desmaie, puxando um tablete da mão de seu pai e acessando um aplicativo para aprender como cortar o cordão umbilical. E depois de pegar a tesoura das mãos da enfermeira ele faz o corte, é vestido com uma camisa azul, puxa o smartphone do bolso da camisa do outro médico e faz um ‘selfie’. Logo depois, corre para o laptop que esta no chão do hospital e imediatamente sobe a foto para o Youtube e a assiste sendo espalhada em diversos sites. O bebê então tira uma foto do doutor desmaiado, acessa o GPS e ruma a porta de saída, onde encontra o balconista da recepção assistindo seu vídeo no Youtube e ao mesmo tempo ficando embasbacado ao ver a criança com o celular na mão andando normalmente até a porta.

Com o único objetivo de exaltar a superioridade das informações contidas no 3G Plus da MTS, o anúncio encerra com a assinatura  ‘Born for The internet. MTS 3GPlus Network.’ (Nascido para Internet. MTS 3GPlus Network.) e deixa seu cliente satisfeito. Sajan Raj Kurup, Fundador e diretor de criação da Creativeland Asia, em entrevista para a revista Campaign India afirma que “O roteiro para o filme começou com um simples insight que as crianças de hoje parecem tão confortáveis com a tecnologia, aparelhos e Internet até mesmo quando bebês. Quando os vejo (incluindo minha própria filha) mexerem com tablets, celulares e laptops, eu sempre brinquei que eles parecem que nasceram com isso. Nós apenas levamos esse pensamento um pouco a frente. Isso levou seis meses de puro trabalho doloroso. E finalmente o bebê está ai”.

Tradicionalmente Ousado

Com forte uso de computação gráfica para trazer o bebê a vida, o filme realmente me cativou. Apesar de ter um protagonista clássico da propaganda, mas ele soube tocar no ponto certo, absorvendo o cerne da questão de forma clara e objetiva. Sem muito rodeio vemos claramente desde o primeiro segundo do vídeo qual foi a proposta criativa e embarcamos nela mesmo sabendo que tudo não passa de ficção.

Além de muito criativo, o comercial foi bem ousado ao retratar a realidade do mundo atual, onde vemos crianças vidradas no tablete, falando desbragadamente ao celular e utilizando aplicativos que nem os pais sabiam existir. E para falar com esse universo particular, a Creativeland Asia entendeu muito bem o briefing da MTS e ao aparentemente se abster de algo novo acabou indo além dentro do trivial mesmo. Portanto, parabéns a agência pela inteligente captação de ideias e para a brilhante direção de Guy Shelmerdine.

Diogo Mattos

Tenho 27 anos, sou publicitário, especializado em redação, recém formado em mídia e comunicação pela University of East London, localizada em Londres. Aqui estou, para agregar minha visão de redator publicitário ao fatos da publicidade atual que mais chamam nossa atenção. Também escrevo para o meu blog pessoal www.activebrain-diogo.blogspot.com, onde publico artigos em inglês e português sobre temas relacionados ao mundo da comunicação e mídia atual.

  • 1