Digite para buscar

A bola fora da heineken: sapatos x futebol

Diogo Travagin 23 de Maio de 2014
Share

shoe.sale

Polêmica à vista em diversos sites e blogs, voltados para a publicidade e propaganda ou não, sobre a campanha da marca de cerveja Heineken para a final da UEFA CHAMPIONS LEAGUE que tem um foco bem específico: os homens e seu sagrado futebol. A campanha, retratada no vídeo ali embaixo, quer incentivar as mulheres a deixarem seus homens em paz no momento do jogo e, para isso, criou a Heineken Shoe Sale, para que as mulheres possam comprar sapatos com 50% de desconto no site e nas lojas Shoestock durante o decorrer da partida. Bacana, né? Não para algumas mulheres que viram essa campanha como um culto ao machismo ao promover a ideia de que elas atrapalham os homens durantes os jogos, que as mesmas não curtem assistir futebol e beber uma cerveja. Milhares de comentários negativos para a campanha foram disseminados nas redes sociais, sendo que, algumas mulheres diziam não querer mais saber de beber Heineken.

Para analisar essa campanha, eu a vejo das seguintes formas:

Primeiro, o tempo. As mulheres ganharam muito mais força e espaço nos dias de hoje do que nos 60/70. Enfim, a comunicação hoje em dia está sob os holofotes do politicamente correto e deve se policiar a todo instante para não ofender a imagem de ninguém. Ficou mais difícil fazer propaganda sem descontentar um determinado público e causar revolta nas redes sociais. As redes sociais contribuem para isso. Todo mundo opina e muitos acabam influenciando outras pessoas positivamente ou não em relação a produtos e serviços. Muitos acabam por achar que as mensagens publicitárias, como nesse caso, são generalizadas. Mas não é.

Segundo, a ousadia. Do ponto de vista profissional, eu achei ousada a campanha e interessante a forma de promover uma promoção relâmpago durante o jogo. Realmente grande parte das mulheres não fãs de futebol, pelo menos onde eu moro, e que adorariam ir fazer compras e se reunir com as amigas enquanto o parceiro fica em casa. A Heineken fugiu do comum de propagandas de cerveja e inovou, a meu ver, ao incluir essa promoção.

Talvez se ao invés de sapatos, fossem dados descontos em bolsas e estas viessem recheadas de cerveja, o burburinho seria menor.

Vejam o vídeo e comente o que você achou dessa campanha.

Tags:
Diogo Travagin

Formado em Marketing e Propaganda com especialização em organização de eventos. Redator apaixonado pela publicidade, geek, produtor e apresentador do Piicast no Rádio. Adoro mídias sociais e sua capacidade de interação com o consumidor. Envie críticas, dúvidas ou elogios pelo e-mail: diogoctravagin@gmail.com

  • 1

You Might also Like