Digite para buscar

Aprenda publicidade com Game Of Thrones (SPOILER)

Mayara Sousa 3 de junho de 2014
Share

Game Of Thrones é muito mais que um seriado, é um exemplo semanal do que fazer e não fazer no mundo da publicidade.

GoT

Na publicidade, erros e acertos são cometidos diariamente, em Game Of Thrones, aos domingos. E como tudo nesta vida, errar ou acertar tem sua consequência, e claro, seu preço. Na batalha publicitária não seria diferente, entrar para a guerra sem um planejamento de comunicação, estratégico e munido de ferramentas certas, mata o job.

Se uma agência começa a pensar como Daenerys Targaryen, a concorrência que abra o olho, como Tywin Lannister está com seus dois atentos, afinal, conquistar o público-alvo e ainda conseguir que ele trabalhe a seu favor, gritando seu nome aos quatro ventos, é preciso mais que uma campanha bonita, é preciso ser estrategista e pensar em equipe, dar duro em cada etapa e deixar a criação soltar os dragões, mas com originalidade e conceito.

Já um bom exemplo do que não fazer na publicidade, é dar um de Robb Stark, que quebrou uma aliança e faz Starks de Winterfell inteira pagarem o preço até hoje. Quebrar o prazo de um job ou ainda, quebrar protocolos de contrato, é um erro quase irreparável. O acontecido pode espalhar-se entre a concorrência e a agência vir à falência, talvez, não sobrar um Stark ou redator para contar a história. O que se deve fazer é ter postura, traçar estratégias e repetir o nome dos seus erros todos os dias antes de dormir para não cometê-los novamente. Ensina Arya Stark.

Um ponto importante é: cuidado com o ego. Não é porque sua tarefa é importante e fundamental na agência que você tem o direito de sair humilhando todo mundo, afinal, o trabalho em equipe é o que proporciona resultados positivos e um bom reinado, ou boa convivência na linguagem dos meros publicitários, caso contrário, tenha um triste final como Joffrey Baratheon. Seu chefe não irá lhe dar veneno, mas um papel de demissão para que você assine, com certeza.

E lembre-se, o mundo publicitário precisa de pessoas espertas, menos Sansas e mais Melisandres, que sejam estrategistas e tenham coragem de arriscar. Outra coisa, tamanho não é documento, Tyrion Lannister nos prova com muita criatividade a cada episódio. E não deixe nenhuma Cersei da vida lhe desanimar, a publicidade é difícil, conseguir colocar sua campanha em destaque nos sete reinos precisa de muita disciplina, dedicação e como Jon Snow, dar a cara a tapa de vez em quando.

Winter is coming, e os jobs estão apenas começando.

Tags:
Mayara Sousa

23 anos. Publicitária, cinéfila e comilona. Nascida em Goiânia, descobriu-se para a comunicação aos 19 anos e desde então vem dedicando-se à área. Dando início e foco ao audiovisual, mas sem abandonar a redação. Entusiasta da música, séries, livros e, claro, uma xícara cheia de café.

  • 1

You Might also Like