Digite para buscar

TAM Promove voo em campanha Internacional

Diogo Mattos 1 de julho de 2014
Share

Confesso que depois de já escrito tantos artigos para o Plugcitários hoje fiquei hesitante e sem ideias, pois gosto sempre de trazer algo novo e diferenciado para vocês que acompanham o blog. E parando para analisar, uma campanha caiu no meu colo durante minha pesquisa e me fez pensar: tem tanto seguimento interessante na publicidade de hoje e este eu realmente nunca falei sobre. Pois então vamos falar e sair um pouquinho desse ar de copa onde todo santo blog fala sobre propagandas relacionadas ao tema. O que vocês acham da propaganda em revistas de bordo? Curtem? Já pararam para analisar?

Pois bem, hoje vou analisar uma que me pareceu bem inteligente, apesar da ideia “comum” digamos assim. Com criação da agencia Propeg, a campanha/conceito “From-To” para a prefeitura de Fortaleza em parceria com a TAM acaba de ser lançada. Trata-se de anúncios para revistas de bordo que tem por objetivo divulgar o voo Miami-Fortaleza sem escalas que a TAM realiza. Em todas as três peças difundidas vemos uma comparação entre a culinária e as atrações turísticas dos dois destinos, exaltando que em ambos os turistas podem descobrir sempre mais. Passo agora a analisar criativamente cada uma das peças envolvidas:

TAM anuncio 1

Alternativa bem interessante e pertinente que não conta com muito com o redator, focando mais nas imagens e no layout das composições que em conjunto dão a mensagem necessária. De um lado temos Miami, representada pelo título principal que traz a especificação de rota, com horários e etc. E explicitamente mostra um Hambúrguer com um potinho de Ketchup ao lado, algo bem típico da culinária local.

Do outro lado da imagem, temos um belo prato de lagosta, o que representa a comida tropical e típica da região, que aprecia o consumo de frutos do mar. No título temos mais uma especificação esclarecendo que agora a rota conta com voos diretos. Tudo embalado no tradicional From-To, ou seja De-para, linguagem tradicional que apesar do “lugar comum” também traduz bem o objetivo da campanha.

TAM Anuncio 2

Agora focando o turismo e com textos também em Português, o que faltou no primeiro anúncio, vemos o mesmo texto replicado, porém com imagens análogas. No lado Americano temos um jovem se aventurando em seu skate no asfalto, enquanto do lado Brasileiro vemos um outro jovem fazendo a mesma pose mas numa manobra de “skate” na areia e de bermudas e sem camisa, bem ao clima tropical. Solução bem bacana, que se mostra bem resolvida na direção de arte, com um jogo de cores contrastante e bem definido.

TAM Anuncio 3

Na terceira e última imagem temos o foco no Drink, um outro ponto que difere bastante os dois países e suas características regionais. Em Miami temos uma bebida bem chique e sofisticada, em Fortaleza temos a boa e velha caipirinha. Mais uma vez com o mesmo título, agora somente em inglês, temos uma incrível fotografia e direção de arte, posicionando luz e sombras na medida certa e com imagens que se complementam, mas diferem em termos de colorização.

Concluindo tudo devo elogiar a direção de arte de Daniel Prata e a redação de Chico Lucas e Hayre Borges, que realizaram um trabalho de primeira, entregando o que foi pedido com um toque de personificação na escolha das imagens. Mas essa é a minha humilde opinião, e vocês leitores, o que acharam? Se falei abobrinha por favor me corrijam, não me deixe passar vergonha, hehe.

Tags:
Diogo Mattos

Tenho 27 anos, sou publicitário, especializado em redação, recém formado em mídia e comunicação pela University of East London, localizada em Londres. Aqui estou, para agregar minha visão de redator publicitário ao fatos da publicidade atual que mais chamam nossa atenção. Também escrevo para o meu blog pessoal www.activebrain-diogo.blogspot.com, onde publico artigos em inglês e português sobre temas relacionados ao mundo da comunicação e mídia atual.

  • 1

You Might also Like