Digite para buscar

Cidadania em forma de financiamento pode ajudar Bebê doente

Diogo Mattos 15 de julho de 2014
Share

pedrinho9

Na segunda feira de manhã, quando comecei a pesquisar sobre o que escrever para hoje, me passou pela cabeça que queria escrever sobre algo diferente que não mais uma análise de campanha. Mas o que seria diferente para vocês publicitários ou aspirantes a? O que estaria por trás da mente dos criativos? O que faria a diferença? E com essas perguntas em mente fui buscando algo que não fosse relacionado diretamente com propagandas, comercias, ações promocionais, etc. Então achei um artigo muito interessante sobre uma campanha também, mas uma campanha que envolve algo muito importante a todos, não só publicitários. Claro que de certa forma, também contribui muito para a criatividade e deve permear todos os nossos pensamentos e ações quotidianas. Um tema bem interessante e pouco falado: cidadania.

Pois então, vamos falar de cidadania, um tema com certeza muito importante para nós. E pensando em cidadania pensamos em crowdfunding, ou financiamento coletivo em bom português, que não deixa de estar presente em ações publicitarias, mas também é uma das maiores iniciativas solidaria que já vi.

E dessa vez o financiamento é para ajudar Pedrinho, um bebê que sofre de uma doença rara chamada SIC – Síndrome do Intestino Curto, onde há uma má formação do intestino que o faz necrosar. Mesmo ainda tão pequenino o menino Pedrinho já realizou duas cirurgias para alongar seu intestino, o que ainda não eh suficiente. A criança se alimenta através de nutrição parental, realizada por meio de uma cateter, que a leva até seu coração. Além disso, ainda há a alimentação por leite, feita por uma sonda nasal que o leva até seu estômago.

E para resolver esse grande sofrimento apenas um transplante de intestino delgado resolveria, porém tal operação apenas se realiza nos EUA, custando a bagatela de 800 mil dólares, podendo chegar a um milhão (2 milhões de reais). A partir dai que surgiu a ideia do financiamento, apoiado inteiramente pelos zelosos pais do menino e pelo Hub Tecla F, o que culminara com o lançamento da “Biografia em Branco do Pedrinho”.

A Biografia será apenas lançada quando a meta de doações for alcançada, e os nomes dos doadores estarão em cada uma das páginas em branco da biografia, que futuramente, após superada a doença, o próprio menino possa escrever suas histórias no livro.

Toda a doação, que pode ser feita a partir de R$ 10, será feita no site, onde também se encoraja o compartilhamento da hashtag #amigosdopedrinho. E um interessante detalhe é que o menino sempre se manteve sorridente ao longo de todo o processo desgastante da doença. Assistam o vídeo e vejam as imagens acima e abaixo e entenda um pouco mais de toda essa história.

Tags:
Diogo Mattos

Tenho 27 anos, sou publicitário, especializado em redação, recém formado em mídia e comunicação pela University of East London, localizada em Londres. Aqui estou, para agregar minha visão de redator publicitário ao fatos da publicidade atual que mais chamam nossa atenção. Também escrevo para o meu blog pessoal www.activebrain-diogo.blogspot.com, onde publico artigos em inglês e português sobre temas relacionados ao mundo da comunicação e mídia atual.

  • 1

You Might also Like