Digite para buscar

A influência da publicidade no comportamento humano

Ana Luiza Nogueira 4 de agosto de 2014
Share

persona-o-perfil-do-consumidor

Vamos ser práticos, ao ver a Publicidade de um refrigerante super gelado, você sente vontade de tomar? Se a resposta for sim, o seu desejo ultrapassou a sua necessidade, então, o seu comportamento foi influenciado por tal imagem inserida no contexto da campanha, na qual a marca do produto está diretamente ligada aos seus desejos e emoções.

Há séculos a Publicidade vem modificando o comportamento humano de uma forma geral, com isso venho mostrar como ele é influenciado por inúmeras formas de publicidade, sejam elas as mais simples ou incrementadas possíveis.

De acordo com o Behaviorismo Clássico, o comportamento humano é condicionado através de um estímulo que, após ele, será dada uma resposta, tal resposta pode ser analisada como a finalização da compra do consumidor.

No processo de decisão de compra são observados muitos pontos que podem atrapalhar sua finalização, como: Publicidade mal planejada, comunicação não eficaz dentro da empresa, mau acompanhamento do cliente, produtos ou serviços inferiores
ao que a empresa promete, dentre outros.

Devemos observar que o nosso cérebro é bombardeado a cada segundo, com informações fundamentais para seu tipo de comportamento em cada situação vivida, com isso, temos que tomar cuidado com o que é publicado nas mídias existentes, pois, uma simples palavra pode acabar com o processo de decisão de compra do indivíduo.

Diante dessas e outras situações, foram criados Centros Especializados em Pesquisa do Comportamento do Consumidor, onde são aplicados diversos estudos relacionados à Psicologia, que auxiliam as Agências de Publicidade e seus Clientes a compreender diferentes comportamentos e assim terem mais foco ao criar uma campanha publicitária.

Tais empresas auxiliam diretamente nas tomadas de decisão referentes à escolha de uma marca, um sabor, uma cor, uma embalagem, etc.

O interessante disso tudo é ver como a nossa mente trabalha de acordo com os estímulos sensoriais que são apresentados a cada segundo, onde as nossas necessidades ultrapassam os desejos, e vice-versa. A mente humana é algo extraordinário, vale a pena conhecer esse mundo repleto de imaginações e sensações.

Tags:
Ana Luiza Nogueira

Alagoana, 24 anos, Publicitária e Aluna do MBA em Marketing da FGV. A paixão e admiração pela minha Profissão me faz buscar intensamente conhecimentos fundamentais para meu crescimento profissional. Bem-vindos ao meu universo particular repleto de criatividade, comunicação, inovação e marketing!

  • 1

You Might also Like