Digite para buscar

Propagandas que mudaram o mundo

Rafael Alves 10 de setembro de 2014
Share

O primeiro anuncio impresso, foi publicado em 1704, nos Estados Unidos. Desde então, a publicidade passou por mudanças significativas.  Os anos se passaram, e as campanhas se modernizaram.

O site Business Insider compilou anúncios que mudaram o mundo. Vamos relembrar o legado da propaganda que moldou a cultura moderna.

1907 – Suco de Laranja Sunkist

No século XX, quem ganhava dinheiro com laranjas, tinham que ensinar as pessoas espremê-las, pois elas estavam comprando apenas a quantidade que elas cultivavam, porque não precisavam de tanta fruta.

A solução foi da agência Lord & Thomas, que decidiu colocar todos os cultivadores da fruta sob uma só marca: Sunkist.

1907-sunkist-orange-juice

1916 – I WANT YOU

O Tio Sam mais famoso da história é o protagonista desta campanha do governo norte-americano para recrutar jovens para a I Guerra Mundial.

tlc0090

1942 – We Can Do It!

As vezes campanhas ganham significados diferentes, que não foram planejados. Foi o que aconteceu com este anúncio da Westinghouse Electric. A empresa divulgou a peça internamento no período da II Guerra Mundial. O objetivo era inspirar as trabalhadoras da companhia.

Nos anos 70 e 80, a imagem ganhou outros significados e acabou virando símbolo do feminismo.

We_Can_Do_It!

 

1947 – Diamonds Are Forever

Eleito o melhor slogan do século XX pela revista especializada Advertising Age, “Diamonds Are Forever” (“Diamantes São Para Sempre”)

O anuncio ensinou os americanos a comprarem um anel de noivado com diamantes. Criado pela agência N.W. Ayer, o slogan acompanha todas as peças da empresa desde 1948.

main-qimg-3f336abb18bbda44cb26fdfa45c7130b

1952 – Give Yourself A Coffee Break!

Está campanha foi responsável criação do hábito das pausas para um “Cafezinho”. A campanha da Pan-American Coffee Bureau praticamente criou o ‘break’ para tomar a bebida no local de trabalho.

pan-american-coffee-bureau1

1954 – The Marlboro Man.

O Marlboro Man ou “Caubói do Marlboro” transformou a marca de cigarro como um produto para homens de personalidades, embora a marca seja posicionada como cigarro feminino.

A criação foi da agência de publicidade Leo Burnett Worldwide.

marlboro-man-1957

1959 – Think Small

Em 1959, uma data em que a segunda guerra mundial estava fresca na mente do norte americano, “vender carro do Hitler”, não seria nada fácil.Além disso, eles gostavam (e ainda gostam) de pensar grande.

A solução: pensar pequeno, vender o “segundo” carro das famílias norte-americanas.

fus

1964 – Daisy

Lyndon Baines Johnson concorria à presidência dos Estados Unidos contra o republicano Barry Goldwater.

O comercial queria mostrar, quanto seria perigoso umaeleição favorável a Goldwater para o povo americano.  Para isso foi feito um relação à inocência da criança uma catástrofe social representa.

Um marco na história da propaganda política. Johnson venceu já que ficava difícil votar num candidato que poderia trazer ao país o que o filme abaixo demonstra.

1983 – Friends Don’t Let Friends Drive Drunk

Amigos não deixam outros amigos dirigirem bêbados. A frase pode soar normal nos dias de hoje, mas começou a se popularizar nos anos 80, com uma campanha do Ad Council.

184238THU

1984 – Apple

Se até hoje a Apple é vista como uma das empresas mais criativas do mundo, muito se deve ao filme abaixo, dirigido por Ridley Scott e veiculado no Super Bowl de 1984.

1988 – Just do it

A Wieden+Kennedy criou um dos slogans mais marcantes da história da publicidade. O “Just Do It”, da Nike, se tornou marca registrada da empresa e segue como mote de suas campanhas até hoje.

Dan Wieden, o criador do conceito, disse que as pessoas relatam viradas historias na sua vida inspiradas pelo mote.

“Just Do It”. De alguma forma, a frase mudou suas vidas.

1992 – A Guide to Casual Businesswear

Uma campanha da Levi Strauss & Co, em que ajudavam a definir o estilo casual no ambiente de trabalho.  Em 1992, a marca lançou um guia definitivo para roupas casuais em ambientes sérios. O resultado foi uma série de pedido de consultorias e um número recorde de vendas. Em 1995, por exemplo, a marca atingiu a cifra de US$ 6.2 bilhões.

how-levis-made-business-casual-the-standard-in-american-workplaces

2012 – Red Bull Stratos

Em outubro de 2012, Felix Baumgartner saltou da estratosfera da Terra num vídeo promovido pela Red Bull.

De uma só vez, Baumgartner se tornou a primeira pessoa a quebrar a barreira do som sem a ajuda de qualquer veículo e a Red Bull mudou a comunicação das marcas para sempre. Um total de oito milhões de pessoas assistiram o salto ao vivo e as redes sociais explodiram com o evento.

Foi o primeiro comercial a não interromper a atração. Ele FOI a atração.

Via

Tags:
Rafael Alves

Formado em publicidade e propaganda, trabalha com comunicação digital, são-paulino, apaixonado por cinema, séries, livros e artes. Sonhador e luta todos os dias para conquistar seus objetivos.

  • 1

You Might also Like