Digite para buscar

Empreendedorismo como Estilo de Vida

Mariana Oliveira 11 de setembro de 2014
Share

empreendedor

A expressão “ele(a) tem um espírito empreendedor” nunca esteve tão na moda. Provavelmente ao ler essa frase alguém conhecido (ou não) veio a sua cabeça. Isso se deve ao fato de que vivemos uma onda empreendedora no país.

Nunca tivemos tantos incentivos, artigos, palestras, materiais diversos disponíveis gratuitamente, voltado para o aspirante, amante ou entusiasta do tema. Se você quer entrar nesse ramo este é o momento!

Mas afinal quando eu posso começar a “empreender”? Só são empreendedores aqueles que abrem seu próprio negócio? Se você tem essas dúvidas já é bom sinal, pois uma das características do empreendedor é sempre fazer questionamentos e procurar esclarecimentos.

Há um longo caminho a se percorrer até que você chegue a “ser um empreendedor”. Mas já podemos começar a identificar em você um estilo de vida a esse modo. Por exemplo, pessoas assim sabem enxergar, por menor que seja, as oportunidades que a vida oferece, nada passa despercebido. Seus pensamentos fazem links a todo momento, ou seja, uma informação sempre leva a outra, uma característica sempre remete a outra e assim por diante. Nunca se contentam com o óbvio, buscam sempre mais daquilo que vem pronto até eles, na sala de aula são aqueles que questionam o professor, que não aceitam informações pouco embasadas. Procuram perfeição em suas tarefas, por mais simples que sejam. É preocupado com algo maior, não só com aquilo que está a sua vista, tenta sempre surpreender as expectativas esperadas. Consegue enxergar nas pessoas qualidades, é visionário e entusiasmado.

Se você consegue identificar mais de uma dessas características em você, mesmo que ainda não tenha um empreendimento, você já leva um estilo de vida empreendedor. Alavancar seu negócio não será uma tarefa tão difícil dispondo dessas qualidades. Vale lembrar que nem tudo são flores, afinal mesmo com todas essas características, o empreendedor é bem racional e mesmo com sonhos altos ele tem os pés no chão.

Se você tem um sonho de um dia empreender comece desde hoje a se moldar e consolidar em sua personalidade características empreendedoras. Um exercício que começará hoje e não terá prazo para acabar.

 

Tags:
Mariana Oliveira

Mineira de 23 anos, formada em comunicação visual e atualmente cursando Produção Multimídia, que vê na redação um hobbie. Tive a oportunidade de trabalhar em várias áreas da comunicação, hoje escrevo sobre essas experiências que vivi (e ainda vivo) nessa digníssima profissão. Paixões: sucrilhos, pizza, seriados americanos, artes e redes sociais. Motivações: Deus, família e amigos.

  • 1