Digite para buscar

Tags: , ,

O mundo em Flat Design

Fernando Procópio 26 de setembro de 2014
Share

2

A comunicação feita de forma visual de tempos em tempos está sujeita a transformações, que acontecem de forma gradativa. Os profissionais do design buscam aprimorar os estilos gráficos, sempre com o objetivo de facilitar e multiplicar a interação com quem utiliza.

Antes tínhamos gráficos detalhistas apresentando texturas, cores, efeitos e formas parecidas com objetos originais. Agora temos um novo estilo que apresenta uma proposta fiel a imagens simples e minimalista, o Flat Designer. A linha seguida por esse estilo tem cores chapadas, tons pastel, efeitos de sombra, tipografia leve e objetos planos. Em sua filosofia o menos significa mais.

Não demorou muito para que as empresas utilizassem esse recurso, a gigante Google foi uma das primeiras a usar em suas logos: Gmail, Youtube, Google Play e outros. E para os próximos meses já está confirmado o lançamento do Android baseado nos gráficos Flats. As grandes beneficiadas por esse estilo aparenta ser as empresas de sistemas operacionais, a Microsoft apostou no conceito com os lançamentos do Windows 8 e do Windows Phone. A Apple apresentou o estilo no IOS 7 fazendo um intermediário entre linhas retrô e modernas.

A Rede Globo teve sua identidade visual alterada e escolheu aderir à tendência, mesmo que para alguns não seja. O fato é que houve uma preocupação em “limpar” e suavizar a logo, tirando o excesso de dimensão, reflexo e prateado. O mesmo aconteceu com o SBT, que teve sua logomarca simplificada com aspectos clean, sendo alvo de criticas por ter certa semelhança com o ícone do aplicativo de fotos do IOS 7. O grande destaque vai para às campanhas políticas que atualmente usam bastante em redes sociais, cartazes e panfletos que abusam do estilo jovem dado pelo Flat Designer.

Pode ser em mídias impressas ou digitais, é inquestionável a mudança que algumas marcas estão fazendo com suas identidades visuais para adaptar-se ao estilo Flat, somando a outros já existentes e criando novas tendências.

1 3 4 (1) 5 (2)

Tags:
Fernando Procópio

Nordestino apaixonado por comunicação, música e mais perto que nunca de terminar a graduação. Amo compartilhar ideias em forma de texto e/ou imagens, sejam elas pessoais ou profissionais. Já me aventurei em direção de arte, marketing e social media. Escolhi a primeira opção.

  • 1

You Might also Like