Digite para buscar

O poder da comunicação digital

Diogo Mattos 29 de setembro de 2014
Share

Já não é novidade para ninguém que estamos na era digital, a era da tecnologia avançada e dos computadores superpotentes. E nesse mercado conectado as formas de se anunciar se reinventaram e descobrem constantemente novas possibilidades de atingir esse novo consumidor. Porém, há quem diga que com uma audiência mais espalhada, a comunicação também ficou fragmentada dificultando absorção das mensagens.

De fato, as novas opções assustam de inicio, assim como tudo que é novo, mas imediatamente se apresentam como nichos interessantes a serem explorados, com bastante espaço para a criatividade florir. Com isso não estou dizendo que comunicação digital é uma tarefa fácil, porque não é e jamais foi, mas com certeza seduz pelos inúmeros desafios apresentados.

E nesse ponto, inúmeras são as formas de comunicação digital contando com aplicativos e tecnologia avançada em realidade virtual, extrapolando até para aplicativos mobile e ações de realidade aumentada que sempre acabam se conectando com o ambiente digital também.

Comunicação digital na Prática

Atualmente temos ótimos exemplos de como essa realidade sempre evolui positivamente. O Facebook acaba de lançar uma ferramenta que cria uma opção de segmentação para seus usuários baseado na conexão de dados do seu público alvo. Com isso anunciar na rede fica mais fácil, pois para aquele público que tem uma conexão mais rápida, com 4G, poderá baixar vídeos e fotos em alta resolução; já aquele público que tem baixa conectividade, apenas texto bastará para ele. Isso não apenas traz uma economia no uso da banda disponível aos usuários, mas também incentiva marcas de países em desenvolvimento (que possuem baixa conectividade) a investir parte de sua verba publicitária na rede social.

Outro grande exemplo dessas novas formas de se anunciar é o aplicativa da L’Oreal chamado de Makeup Genius. Ele permite que as mulheres possam ver na hora como ficaria a aplicação de determinada maquiagem em seu rosto, funcionando quase como um espelho. A angulação em que a pessoa coloca o seu smartphone permite que a luz incida de diferentes formas em seu rosto promovendo diferentes resultados. E ao final você ainda pode compartilhar o resultado no Facebook e pedir a opinião de suas amigas, mesmo a distância. Assistam o vídeo abaixo:

loreal-makeup-genius-app-640x427

E para fechar minha série de exemplos, trago o aplicativo Goldrun usado pela NBC para fazer uma promoção de sua novas séries visíveis no aplicativo. A ideia utiliza realidade aumentada permitindo que os consumidores tirem fotos ao lado de personagens virtuais de uma de sua cinco novas séries e compartilhe em suas redes. Os concorrentes que o fizerem até 25 de Setembro ganharão prêmios como cartões de presente e compras em uma das lojas da Bloomingdale’s em Los Angeles.

NBC_goldrun

Novas oportunidades

Dessa forma concluímos que o ambiente digital traz sim excelentes benefícios aos anunciantes e mais do que isso, traz possibilidades inovadoras de comunicação e interação nunca visto antes. Nesse ponto, a criatividade, como eu disse na introdução deste post, tem papel fundamental na “amarração” desta comunicação, declarando de forma clara e objetiva o poder da comunicação digital.

Tags:
Diogo Mattos

Tenho 27 anos, sou publicitário, especializado em redação, recém formado em mídia e comunicação pela University of East London, localizada em Londres. Aqui estou, para agregar minha visão de redator publicitário ao fatos da publicidade atual que mais chamam nossa atenção. Também escrevo para o meu blog pessoal www.activebrain-diogo.blogspot.com, onde publico artigos em inglês e português sobre temas relacionados ao mundo da comunicação e mídia atual.

  • 1

You Might also Like