Digite para buscar

Estúdios de cinema – curiosidades

Jason Nascimento 31 de outubro de 2014
Share

cinema3

Cinema! Quem não gosta? Uma poltrona aconchegante, som de CD e imagens que prendem a atenção e o fôlego! Mas vamos com calma, não é sobre a história do cinema, não há espaço e nem tempo, relaxe em sua cadeira e respire fundo, vão aqui apenas algumas curiosidades sobre alguns dos principais estúdios do mundo.

20th Century Fox

Aproximadamente 1.500 filmes, várias estatuetas do Oscar, um sem número de seriados de sucesso, assistidos e comercializados em mais de 120 países. A jornada da 20th Century iniciou-se em 1904, com o emigrante húngaro William Fox que adquiriu um “common show”, essa expressão era usada naquele tempo para designar os locais onde eram exibidos os filmes, e tinham menos de 300 poltronas. Pelo acesso era cobrado cinco centavos! Dessa forma ficaram conhecidas como “nickelodeons” (nickel, como é chamada a moeda de cinco centavos em inglês). A produção de filmes foi iniciada pelo Sr. Fox em 1912, três anos depois fundou a Fox Film Corporation, controlando assim a produção, distribuição e exibição de filmes.

Paramount studios

Está entre os quatro mais antigos do mundo, depois do Universal Studios, Pathé e Gaumont pictures. A lendária série Indiana Jones, O Poderoso Chefão, o dramático: O Resgate do Soldado Ryan, são alguns dos sucessos da Paramount, mas a história desse estúdio começou lá atrás, 1912 aproximadamente com (também húngaro) Adolph Zukor, que juntamente com seus sócios, Daniel Frohman e Charles Frohman, fundaram a Famous Players Film Company. O grande sonho de Adolph era fazer do cinema um poderoso veículo de comunicação e lazer. Dessa forma ele criou o termo Famous Players in Famous Plays – Atores Famosos em Peças Famosas, que com If it’s a Paramount Picture, it’s the best show in town – Se é um filme da Paramount, é o melhor espetáculo da cidade,  foram slogans do estúdio por muitos anos.

O primeiro sucesso foi The Squaw Woman produzido em 1914. Em 1916 fundiu-se com o estúdio de Jesse L. Lasky, passando a se chamar Famous Players-Lasky. Algum tempo depois o estúdio ganhou o nome que até hoje é símbolo de sucesso: Paramount Pictures Corporation. Contudo, devido a própria instabilidade financeira e à grande depressão americana de 1929, em 1933 o tribunal de Nova York declarou sua falência, porém, renasceu dois anos mais tarde sob o nome de Paramount Pictures Inc., para quem é do tempo, é da Paramount um dos maiores sucessos infantis de todos os tempos o desenho: o marinheiro Popeye. Mais uma vez, já em 1989 a Gulf & Western mudou seu nome para Paramount Communications e no início da década de 1990 a empresa foi comprada pela mísera quantia de US$ 10 milhões pela poderosa Viacom um mastodonte das comunicações, e se tornou parte do maior grupo de mídia do planeta, na sequência, em outra tentativa de ter um canal de TV próprio foi lançado o UPN (United Paramount Network). A primeira tentativa foi em 1949.

Identidade visual

A montanha com um círculo de estrelas em sua volta, é o mais antigo logotipo em uso na indústria cinematográfica. Diz a lenda que a montanha foi projetada em um encontro com Adolph Zukor por W. Hodkinson, e teve como inspiração as memórias de infância deste, de um monte (Ben Lomond) no Estado americano de Utah. No princípio, o logotipo tinha 24 estrelas que aludiam o número de grandes atores que o estúdio tinha sob contrato. O logotipo como estamos acostumados a ver hoje fez sua estreia no mercado em 1954, somente em 1974, foi modernizado e o número de estrelas caiu para 22. Adolph Zukor que nasceu em 1873, teve vida longa, faleceu aos 103 anos.

Warner Bros

Dos escritórios da Warner vieram filmes que marcaram gerações; Batman, Super-Homem, e causaram grande impacto, como MATRIX, só para citar,  e desenhos infantis como Patolino, e Pernalonga… Não há como negar, a Warner Bros se tornou referência absoluta em matéria de entretenimento. Foram os primeiros a incorporar som nos filmes, e transformar em glamour o crime, ao trazer para o cinema os gangsters.

Hollywood, Los Angeles – Califórnia. Foi o palco onde nasceu o estúdio Warner Bros, em abril de 1923, pelos inspirados irmãos Warner – Harry, Jack, Sam e Albert, poloneses (o sobrenome verdadeiro era Wonskolaser). Mas o quarteto iniciou a atividade no ramo do entretenimento em 1904, fundando a Duquesne Amusement & Supply Company (progenitora da Warner Bros). A popularíssima série Rin-Tin-Tin, protagonizada por um cão que veio da França depois da I Guerra Mundial com um soldado americano, foi o grande chamariz do estúdio estrelando nada menos que 26 episódios. Em 1925 com a compra da Vitagraph e da First National Pictures, e em união com a Western Eletric, desenvolvem um sistema sonoro para os filmes.

Não é exagero dizer que os estúdios Warner Bros, são uma outra cidade dentro de Los Angeles, eles possuem: bombeiros, polícia, sistema de transporte, correio, telecomunicações, área de laser, e obviamente um museu com itens usados em diversos filmes e seriados. Apesar de grandes lançamentos de sucesso no cinema, 90% do que se produz nas instalações da Warner é direcionado para a TV. Se algum dia você for a Los Angeles, poderá fazer uma visita às instalações da Warner Bros, eles oferecem dois tipos de visita: VIP tour, uma hora de duração; e Deluxe Vip tour, com 5 horas de duração (com almoço incluso). Enquanto esse dia não chega, vou apreciando os filmes.

Tags:
Jason Nascimento

Estudante de publicidade com trinta e alguns quilômetros rodados, apaixonado por filmes, tecnologia, Internet e fotografia e que nas horas vagas gosta de ler filmes e assistir livros.

  • 1

You Might also Like