Digite para buscar

Campanha encoraja jovens no envolvimento contra o abuso sexual

Lucas Jansen 17 de novembro de 2014
Share

its_on_us_hed_2014

“Longe do que podemos, o fato é que desde os times esportivos à cultura pop e à política, nossa sociedade ainda não valoriza as mulheres suficientemente. Nós ainda não condenamos o abuso sexual o tanto quanto ele precisa. Damos desculpas. Olhamos de um outro modo. A mensagem enviada pode ter um efeito assustador. Está em todos nós o sentimento para rejeitar a tolerância tranquila de agressão sexual e de se recusar a aceitar o que é inaceitável”. Com essas palavras, Barack Obama lançou a campanha “It’s on Us” (Está em nós), contra toda e qualquer forma de agressão sexual envolvendo principalmente as mulheres.

A ideia por trás da campanha é convidar todo um grupo a participar ativamente em sentido oposto às agressões sexuais –, já que certas problemáticas envolvem toda uma comunidade e não indivíduos específicos –, fato bastante inteligente, pois a campanha atinge aqueles que podem deter os agressores e encoraja as vítimas a denunciar.

A partir de 17/11, inicia-se a Semana Nacional da Ação, cujo objetivo é fazer com que os estudantes americanos sejam motivados a se envolverem na campanha “It’s on Us”. Tendo em vista que uma em cada cinco mulheres e um a cada dezesseis homens já foram agredidos sexualmente durante a faculdade, e apenas 12% dos sobreviventes relatam as agressões. No vídeo abaixo os homens são chamados a impedir o abuso sexual antes que ele aconteça.

Vale destacar que no Brasil o problema do abuso sexual é evidente e constante, desde comunidades de bairros menos favorecidos até festas de faculdade, nas últimas semanas foi veiculada uma reportagem nos grandes portais sobre o depoimento de uma jovem relatando que foi estuprada em uma festa da faculdade de medicina. Será que também não está na hora de termos uma campanha pública encorajado os jovens a terem uma postura mais ativa no que se refere ao combate das agressões sexuais?

Tags:
Lucas Jansen

Pernambucano arretado e com muito orgulho, tento não enlouquecer estudando Direito (Faculdade Damas) e Publicidade (UFPE). E quando arrumo um tempinho durante a semana, gosto de correr, andar de bike e nadar de vez em quando. Pretendo terminar minhas faculdades com um pouco mais de noção das coisas e mais limites, mas acho que isso não vai ser possível.

  • 1

You Might also Like