Digite para buscar

Unimed alerta para o câncer de próstata com anúncios inteligentes

Diogo Mattos 25 de novembro de 2014
Share

Nessa Segunda feira, a propaganda de oportunidade surgiu mais uma vez para se “aproveitar” do instituído Novembro Azul (que tem enfatizado os cuidados do homem com o câncer de próstata). A agência Heads criou para a Unimed Curitiba dois anúncios bem interessantes com uma estratégia pra lá de inteligente.

O Grande Diferencial

A grande sacada estratégica dos anúncio foi se basear em estatísticas reais e criar duas peças semelhantes para serem veiculados em jornais em proporções diferentes; um com 15% de circulação e outro com 85% de circulação. Mas o que significa esses números? De acordo com Fábio Miraglia, diretor de criação da Heads, as pesquisas mostraram que um em cada 6 homens acima dos 50 anos vai desenvolver câncer de próstata.

Baseado nesses números a Heads dividiu as peças com um título para cada percentagem de circulação. O de 15% recebeu o título: “Você vai ter câncer de próstata”. O de 85% recebeu o título: “Você não vai ter câncer de próstata”.

Dessa forma fica evidenciado também através de uma pequena variação em cada texto (veja os anúncios abaixo) que 85% dos homens não vão desenvolver a doença e os outros 15% com certeza vão desenvolver a doença.

Uma jogada de mestre

Agora que você já tomou conhecimento do que é a campanha e a estratégia contida por trás dela, acho que fica mais fácil captar a genialidade das peças. É claro que vindo de uma agência tida como uma das melhores agências de comunicação para se trabalhar, não podíamos esperar nada muito diferente do que propagandas de excelente qualidade. E esse com certeza não foi mais um job concluído, visto pelo esforço criativo e estratégico de cada peça lançada, fica evidente que não foi nada fácil chegar a essa solução.

E como redator em início de carreira fiquei maravilhado e não poderia deixar de destacar e parabenizar o redator Felippe Motta pelo ótimo trabalho realizado. O esmero em cada palavra dos títulos e texto que incialmente fazem meio que uma previsão assustadora para uns e da um alívio para outros de formas tão diferentes, tratando de sentimentos bem distantes, dentro de um mesmo conceito guarda-chuva. E falando em conceito, aproveito para parabenizar também o diretor de criação Fábio Miraglia, que regeu muito bem um conceito tão forte.

Para terminar não podia deixar de falar da impecável direção de arte de Vilmar Luiz, pois apesar de serem dois alltype, os anúncio também primaram pela qualidade fotográfica e esmero que tornaram do texto algo tão simples e forte ao mesmo tempo. Enfim, parabéns a toda a agência pelo excelente trabalho.

Unimed cancer prostata 02 Unimed cancer prostata 01

Tags:
Diogo Mattos

Tenho 27 anos, sou publicitário, especializado em redação, recém formado em mídia e comunicação pela University of East London, localizada em Londres. Aqui estou, para agregar minha visão de redator publicitário ao fatos da publicidade atual que mais chamam nossa atenção. Também escrevo para o meu blog pessoal www.activebrain-diogo.blogspot.com, onde publico artigos em inglês e português sobre temas relacionados ao mundo da comunicação e mídia atual.

  • 1

You Might also Like