Digite para buscar

Quer manipular alguém? Pergunte-me como!

Denys Aldman 26 de dezembro de 2014
Share

manipulacao_pessoas

As propagandas sejam elas em mídia digital ou física, há sempre a ideia de que elas manipulam as pessoas e que terminam a fazerem coisas que não querem, não é mesmo?

Não é bem assim, mas vamos do começo.

O QUE É MANIPULAÇÃO AFINAL DE CONTAS?

Estudando sobre isso, temos um exemplo clássico e impactante pode ser citado para esse esclarecimento. Hitler foi um dos maiores manipuladores que existiu, vendo que deixava seu país “isolado” e colocava informações que eles não tinham como questioná-las. Esse isolamento junto ao ter uma única opção de caminho caracteriza-se como manipulação.

O que a publicidade faz é apenas influência e venda de produto X conceito, certo?

Como poderíamos manipular se o nosso target (público alvo) tem a internet e os demais meios de se informar antes de comprar ou adquirir um valor para si? Nós usamos o que as pessoas comuns usam, como por exemplo, quando uma esposa quer tirar aquela graninha do marido para comprar um sapato novo, usando o velho charminho, ela consegue. Podemos dizer que, para chamar a atenção do nosso cliente, usamos de técnicas que temos para influenciar numa decisão que ele mesmo já o fez. Se ela vai comprar um sapato novo, porque não visitar a loja que se destacar melhor dos concorrentes? Assim nasce a necessidade de se melhorar a sua imagem enquanto loja e vender mais.

Pense um pouco e vejam o vídeo que a equipe do canal Nerdologia (Sim, sou fã deles e não há problemas nisso,rs) e vejam como eles explicam sobre esse assunto.

Tags:
Denys Aldman

Sou um criador nato, barítono consumidor compulsivo de boa música e Pernambucano da Capital da Poesia. Estudante de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, amo conhecer novas culturas e entender o outros pontos de vista. Um bom livro, chocolate meio-amargo e chuva levam a outro mundo.

  • 1

You Might also Like