Digite para buscar

Briefing de 7 Cabeças

Igor Di Ferreira 29 de Janeiro de 2015
Share

Briefing de 7 CabeçasImagem: shutterstock.com

Se você está lendo este post, provavelmente estuda publicidade e propaganda, deve ser profissional da área, ou pode simplesmente ser um entusiasta do assunto. Sendo assim, você deve saber o que é o briefing, um documento que desempenha um papel fundamental em uma agência, é uma etapa que serve como base para o processo publicitário, um conjunto de informações que resume uma marca ou empresa.

Uma vez ouvi de um professor que um bom briefing é aquele que pode ser passado em uma conversa enquanto você pega o elevador. Porém, as vezes o briefing chega incompleto, ou muito confuso, provavelmente um desencontro de informações entre o cliente, o planejamento e o atendimento, e a aquela instrução que poderia dar um start no seu job, acaba não estando neste briefing de 7 cabeças. Só resta ao criativo fazer mágica.

Em uma analogia entre publicidade e o futebol é como se o atendimento e a criação fossem meio de campo e ataque. O meio de campo arma as jogadas e o ataque finaliza. Estes dois setores da agência devem estar entrosados, se as jogadas não forem bem armadas a bola não chega no ataque, ou seja, se o atendimento passa um bom briefing para a criação é como deixar o atacante de cara pro gol.

Para uma campanha obter um excelente resultado, é imprescindível que o briefing seja bem estruturado, detalhado com instruções sobre o objetivo a ser alcançado. Aproveitando a deixa do futebol, só resta a nós criativos torcermos por mais jogadas de crack do atendimento na hora de passar a bola, digo o briefing, para que no final a campanha seja um golaço.

Tags:
Igor Di Ferreira

Publicitário e cantor, entre outras coisas afins (não necessariamente nesta ordem).

  • 1

You Might also Like